Carro elétrico mais vendido do mundo encara teste de colisão
Com mais de meio milhão de unidades vendidas na China, Wuling Hong Guang Mini EV é colocado à prova
O carro elétrico mais vendido da China, e do mundo, se considerarmos os últimos meses, o Wuling Hong Guang Mini EV produzido pela joint venture GM-Wulling foi colocado à prova em um teste de colisão contra outro veículo do mesmo porte.
O carro elétrico urbano pensado para o mercado chinês emplacou nada menos que 40.000 unidades em novembro, enquanto se prepara para superar os 500.000 carros vendidos em apenas 18 meses de comercialização, um recorde.
O sucesso vem também do preço atrativo (estamos falando de um preço de tabela que começa em 28.800 yuan, equivalente a cerca de R$ 25.000). Mas não apenas isso, porque este subcompacto de emissão zero conquistou seu espaço na sombra da Grande Muralha como um carro urbano, prático e eficiente.
É normal, portanto, se perguntar se um carro tão bem sucedido também é seguro. Na China, ele foi avaliado em uma série de testes de colisão. Em um deles ele colidiu com outro carro elétrico compacto de concepção diferente: ele tem baterias de chumbo-ácido e um estilo 'inspirado' no Mercedes Classe G.
Os dois carros simularam uma colisão frontal com um desvio de 50% aos 64 km/h que viu o Wuling (560 kg de peso) resistir muito melhor que o outro veículo (568 kg de peso), que por sua vez ficou completamente destruído com consequências muito graves para os ocupantes.
Na imagem abaixo você pode conferir as pontuações exatas para o MINI EV. Na coluna da esquerda estão as pontuações para o motorista, e na coluna da direita estão as pontuações para o passageiro traseiro.
O que aconteceria com um carro maior?
O mérito do bom resultado alcançado pelo Wuling Hong Guan Mini EV reside no fato de que, embora pequeno, o carro construído pela joint venture entre SAIC-GM-Wuling estava equipado na dianteira com uma estrutura deformável capaz de absorver melhor os impactos.
Já o outro carro submetido ao teste sofreu muitos danos e como resultado da colisão as portas se abriram com dificuldade, mas no conjunto da obra, o habitáculo pareceu resistir muito bem e até mesmo a bateria de alta tensão permaneceu protegida e quase que completamente intacta.
Claro, que mesmo olhando somente para o mercado chinês, o peso médio dos carros em circulação é em torno de 1.200-1.400 kg. Entende-se que em um acidente em condições semelhantes, mas com um carro com uma massa quase três vezes maior, o Wuling não sairia tão bem. Por enquanto, porém, não há avaliações analíticas nesse sentido.
Wuling - Hong Guang MINI EV
- Dimensões: 2,92 x 1,49 x 1,62 metros
- Distância entre-eixos: 1,94 metros
- Bateria: 9,3 kWh ou 13,9 kWh
- Alcance: 120 km ou 170 km
- Potência máxima: 27,2 cv
- Torque máximo: 8,6 kgfm
- Velocidade máxima: 100 km/h
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Recarga de 600 km em 10 minutos: o salto das baterias chinesas
GM e Stellantis: estratégia para enfrentar elétricos chineses no Brasil
Volkswagen planeja nova geração de carros elétricos na China
Novo chassi para EVs: teste de impacto a 120 km/h e 1.000 km de alcance
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Carros elétricos mais buscados no Brasil: Porsche Taycan lidera ranking
China impõe ritmo massivo: 1,43 milhão de eletrificados vendidos em outubro