A startup chinesa de carros elétricos NIO acaba de apresentar o novo NIO ET5, um sedã com estilo dinâmico que visa preocupar o best-seller do segmento, o Tesla Model 3, com foco em tecnologia, preço inicial de cerca de 45.700 euros (R$ 293.400) e uma autonomia declarada de 1.000 km na versão de topo.  

O NIO ET5 chega ao mercado com 3 opções de bateria. Os clientes podem escolher o pacote de 75 kWh, que promete autonomia (sempre de acordo com o ciclo chinês CLTC) de 550 km, com o "Longo Alcance" de 100 kWh e 700 km de autonomia e com o pacote "Ultralong Range" de 150 kWh que, na verdade, chega a 1.000 km - vale lembrar que esse padrão mostra resultados mais otimistas em comparação com os padrões WLTP ou EPA.

NIO ET5 seda eletrico - 3/4
NIO ET5 seda eletrico - traseira
NIO ET5 seda eletrico - traseira

Também há troca de bateria

A NIO, para o ET5, forneceu tanto uma fórmula de compra tradicional quanto a possibilidade de assinar um serviço "Batteries as a Service" (Baas) que dá acesso ao serviço de troca de baterias na rede de estações automatizadas em operação na China e que reduz o preço ao limite de 35.500 euros (R$ 227.900).

Diante da economia na compra, no entanto, a marca requer o pagamento de uma mensalidade de cerca de 130 euros (R$ 834) para a versão de 75 kWh e 205 euros (R$ 1.300) para a versão de 100 kWh. A versão com bateria de 150 kWh, por outro lado, no momento está fora da possibilidade de troca da bateria.

NIO ET5 seda eletrico - painel

Falando sobre outras características, a NIO afirma que o ET5 pode acelerar de 0 a 100 em 4,3 segundos graças a um trem de força com dois motores elétricos que através das 4 rodas é capaz de despejar no solo 489 cv de potência e 71,3 kgfm de torque.

Medindo 4.790 mm de comprimento, 1.960 mm de largura, 1.499 mm de altura e com distância entre-eixos de 2.888 mm, ele apresenta dimensões ligeiramente superiores às do rival Tesla Model 3. 

Em breve na Europa

De fato, este novo carro elétrico da promissora startup tem linhas particularmente elegantes e um coeficiente aerodinâmico de 0,24. Do ponto de vista tecnológico, ele também oferece um head-up display inédito com realidade aumentada chamada PanoCinema que projeta informações sobre o para-brisas em uma área igual à que o motorista teria se consultasse uma tela de 201" colocada 6 metros à sua frente.

O NIO ET5 será vendido na China no início de 2022, mas durante o ano também chegará à Europa, embora inicialmente programado apenas para mercados como Alemanha, Noruega e Holanda.

Fotos: AutoHome