O trenó das renas voadoras provavelmente continuará sendo o veículo usado para atravessar os céus de forma sustentável no mundo, mas o Papai Noel decidiu que este ano também tentará uma viagem em terra firme nas estradas, subindo a bordo de um caminhão elétrico.
Quem vai alojar o Papai Noel nesta curiosa iniciativa serão as empresas ABB, Coca-Cola e Volvo Trucks, que lançaram o primeiro tour 100% elétrico da Real Magic VillageReal Magic Village di Coca-Cola, tudo isso para demonstrar como é possível atravessar a Itália de norte a sul por meio de transporte de carga movido a bateria, ou seja, com caminhões totalmente eletrificados.
De Milão a Catânia, passando por Bérgamo e Nápoles, o Caminhão elétrico de Natal percorrerá aproximadamente 1.300 quilômetros, viajando de um extremo ao outro do país e parando nas estações de recarga da ABB, onde suas baterias serão recarregadas.
Todo esse trajeto será feito livre de emissões, isso porque toda a eletricidade das recargas serão originadas somente por fontes 100% renováveis. Para adotar as infraestruturas da Península, o Papai Noel vai utilizar os serviços da Duferco Energia, testando assim também a eficácia dos serviços de roaming.
"Trabalhamos todos os dias para dissipar os falsos mitos sobre mobilidade elétrica e demonstrar como é uma realidade que, já hoje, mostra seus benefícios - disse Antonio De Bellis, gerente de mobilidade elétrica da ABB Itália. Agora temos um testemunho excepcional, que nos mostra como o caminho para a sustentabilidade pode ser percorrido em nosso país, mesmo para o transporte de mercadorias".
"Para testemunhar nossa passagem nas cidades onde o caminhão Real Magic Village di Coca-Cola vai parar, a ABB vai doar duas estações de carregamento que serão disponibilizadas aos governos locais para apoiar sua transição para a mobilidade elétrica", diz Gianluca Lilli, diretor executivo da ABB. "Esperamos contribuir para melhorar o impacto energético das cidades através das nossas tecnologias, que já estão ajudando a tornar os edifícios, hospitais, infraestruturas, sistemas de transporte urbano e indústrias mais inteligentes e sustentáveis através de uma gestão inteligente da energia".
O bacana é que essa ação com o caminhão elétrico será marcada não só pela sustentabilidade, mas também pela solidariedade: a ABB Itália decidiu unir-se à Coca-Cola no apoio ao Banco Alimentare, com uma doação que resultará na distribuição de 150.000 refeições a pessoas carentes através das organizações beneficentes que têm um acordo com a empresa.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Comparativo Volvo EX30 vs. Renault Megane E-Tech: Quem dita as regras?
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
Volvo pede à Europa que mantenha prazo para fim do motor a combustão
Metade de todos os carros elétricos do mundo são feitos na China
Volvo EX30 ultrapassa marca de 100.000 unidades produzidas
Brasil lança plano nacional para impulsionar ônibus elétricos
Volvo inicia testes operacionais com caminhões elétricos no Brasil