A SsangYong luta pela sobrevivência. Em casa, o terceiro competidor coreano enfrenta dificuldades para sobreviver ao lado de seus compatriotas bem sucedidos Kia e Hyundai. Nesse cenário, a decisão tomada para colocar a casa em ordem foi apostar na eletrificação com um SUV compacto que é o primeiro veículo totalmente elétrico da marca!
O novo Korando e-Motion está estreando no mercado com vendas previstas na Europa para o início de 2022. O lançamento no Velho Continente ocorrerá, portanto, antes da estreia na própria Coreia do Sul.
Visualmente, o Korando elétrico difere da variante a combustão por detalhes externos azuis e uma grade frontal fechada. As novas rodas também refletem melhorias aerodinâmicas. Quanto às dimensões, o SUV da SsangYong não muda e mantém os 4,45 metros de comprimento, 1,87 metros de largura e, dependendo dos equipamentos, 1,62 ou 1,63 metro de altura, medidas que o posicionam entre um VW ID.3 e um VW ID.4, por exemplo.
O Korando e-Motion é alimentado por um motor elétrico de 140 kW (190 cv). A energia é fornecida por uma bateria de 61,5 kWh, o que deve permitir um alcance de 339 quilômetros (WLTP, dados provisórios). Os coreanos não indicam a velocidade máxima de carregamento. De acordo com o fabricante, no entanto, a conexão rápida CCS pode carregar a bateria de 20 a 80% em cerca de 33 minutos.
A SsangYong também permanece em silêncio sobre outros dados técnicos. Por outro lado, o preço de entrada já foi divulgado na Alemanha: começa em 38.990 euros (R$ 248.900).
Para comparação, um Korando a gasolina já está disponível a partir de 22.990 euros (R$ 146.500) na França. Com o bônus para a compra de um carro elétrico, o Korando e-Motion elétrico pode, portanto, partir da faixa de 30.000 euros (R$ 191.200).
O SUV elétrico estará disponível em três versões, sendo que o modelo de entrada já conta com itens como ar condicionado automático, sistema de acesso com chave inteligente, faróis automáticos, sensor de chuva, quadro de instrumento digital de 12,3" atrás do volante multifuncional e um sistema de áudio inteligente com tela sensível ao toque de 8", conexão com smartphone, seis alto-falantes e câmera auxiliar traseira.
A segurança é garantida pelos sistemas de assistência "Deep Control", que combinam, entre outras coisas, um sistema de frenagem de emergência, alerta de permanência em faixa, reconhecimento de sinais de trânsito, alerta de fadiga e controle de cruzeiro adaptativo.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
SsangYong muda de nome e lança SUV elétrico Torres EVX com 500 km de alcance
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
SsangYong Torres EVX é revelado como SUV elétrico robusto 'Made in Korea'
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Quebrada, SsangYong anuncia 1° carro elétrico e tenta se reerguer
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo BMW iX3 é revelado por completo via imagens de patentes