Em expansão no Brasil, a BYD comemora a liderança nas vendas de veículos elétricos comerciais no país. A marca anuncia um aumento de 154% nos emplacamentos em comparação com 2020, impulsionado pelo seu furgão elétrico BYD eT3.  

Segundo o comunicado da marca, o BYD eT3 viu suas vendas saltarem nos últimos dois anos. Em 2020, haviam sido comercializadas apenas 19 unidades, um número que passou para 124 unidades emplacadas no ano passado, um crescimento que supera a casa dos 500%.

BYD eT3 - furgão elétrico
BYD eT3 - furgão elétrico - traseira

O BYD eT3 tem capacidade para 720 kg de carga e espaço no compartimento para 3,3 mil litros, com peso total de 1.700 kg. A autonomia do furgão elétrico é de até 300 km com uma carga, sendo que o modelo conta com possibilidade de recarga rápida de 20% a 80% da bateria em apenas 30 minutos, o que garante até 180 km a mais de alcance.

"Nosso furgão é uma opção sustentável para diversos setores da economia, com o de delivery. Muitas empresas já estão apostando nesse tipo de veículo, reforçando suas agendas ESG. Afinal de contas, trata-se uma forma de reduzir emissões de carbono. Essa é a tendência", destaca Adalberto Maluf, diretor de Marketing e de Sustentabilidade da BYD.

Segundo estimativa da BYD, cada unidade do furgão elétrico deixa de emitir 16.534 kg de CO2 por ano de trabalho, o que equivale ao plantio de 1.377 árvores. Em termos econômicos, comparando com um veículo a gasolina equivalente, o veículo a combustão tem um custo aproximado de R$ 0,41 por km rodado, enquanto a recarga do furgão custa em torno de R$ 0,09 por km, ou seja 78% menor. 

Segundo Henrique Antunes, Diretor de Vendas da BYD, em 2022 a BYD continuará aumentando sua capacidade de produção para atender à demanda crescente do mercado delivery.

O furgão elétrico BYD eT3 conta ainda com uma versão refrigerada. O processo é alimentado por um sistema Thermo King com isolamento na carroceria. Com autonomia para até 250 km, o modelo tem capacidade para 475 kg de carga e espaço no compartimento de 2,2 metros cúbicos para armazenagem de cargas resfriadas de 0ºC a + 5ºC.

BYD Tan - lançamento
BYD Tan - lançamento

Veículos de passeio no Brasil

Neste ano, a BYD inicia a sua entrada no segmento de carros elétricos de passeio no Brasil com o lançamento do SUV elétrico de 7 lugares BYD Tan, que já pode ser reservado no site da empresa e terá início de entregas neste primeiro trimestre. 

Até o final de 2022, a marca chinesa pretende contar com mais de 30 concessionárias nas principais cidades do país. A conhecida Eurobike, que trabalha com marcas premium, foi confirmada como a primeira concessionária no segmento de automóveis elétricos da marca no Brasil.