A BYD anunciou nesta semana que o BYD Tan (BYD Tang no mercado local) já emplacou mais de 1.000 unidades na Noruega. Assim como no Brasil, o SUV elétrico de 7 lugares da marca chinesa foi lançado recentemente no país europeu, onde sinaliza uma trajetória promissora com bons números de vendas.

O SUV elétrico está sendo vendido no país nórdico por meio do distribuidor local RSA, que representa a BYD. Segundo o comunicado, o BYD Tang tem recebido um feedback positivo por parte dos clientes, o que tem ajudado a melhorar a sua reputação no mercado local, que possui um dos índices mais altos de eletrificação do mundo.

BYD Tan - Noruega (3)
BYD Tan - Noruega (2)

Como argumento de vendas, a BYD destaca a versatilidade e a capacidade de tração integral, útil para rodar em trilhas, terrenos montanhosos e neve, por exemplo. Com preços competitivos dentro de sua categoria, o BYD Tang está se estabelecendo rapidamente como uma opção de bom custo benefício. 

A configuração é a mesma do BYD Tan lançado no Brasil: um trem de força com dois motores elétricos alimentado pela bateria Blade com 86,4 kWh que proporciona autonomia de 400 km pelo ciclo WLTP (528 km em ciclo exclusivamente urbano). O SUV elétrico pode recuperar de 30% a 80% da carga em 30 minutos usando uma estação de recarga DC de 110 kW. 

Frank Dunvold, CEO da RSA, disse: "Desfrutamos de uma demanda fantástica pelo BYD Tang em apenas alguns meses desde o seu lançamento, e vemos isso aumentando de ritmo em 2022. O povo da Noruega é muito consciente ambientalmente, e o totalmente-elétrico Tang é o ajuste perfeito. É elegante, confortável e oferece ótimo desempenho de condução, ao mesmo tempo em que é prático. Não vemos a demanda desacelerando e temos a sorte de ter bons níveis de oferta chegando, o que significa que os clientes não estão tendo que esperar por longos períodos de tempo para entrega."

Globalmente, a BYD anunciou em novembro um recorde de vendas em toda a linha de carros de passageiros totalmente elétricos, reforçando sua posição de longa data como o principal fabricante de veículos eletrificados do mundo. Segue-se um período de nove meses consecutivos de crescimento de vendas para BYD, sendo que o acumulado no final do mês passado superou as 500.922 unidades.

O BYD Tang está disponível para encomenda através de 43 concessionárias RSA localizadas em cidades-chave em toda a Noruega, fornecendo vendas, pós-vendas, peças e suporte de serviço para clientes. O SUV BYD Tang custa 599.900 coroas norueguesas, o equivalente a R$ 382.900 em uma conversão direta - por aqui o modelo está em pré-venda e ainda não teve o preço divulgado, mas deve ficar em torno de R$ 450.000.