"É assim que eu imagino o carregamento." Herbert Diess está entusiasmado com a visão dada pelo Audi Charging Hub, a estação de carregamento ultrarrápida que a marca das quatro argolas abriu em Nuremberg em 23 de dezembro. O CEO do Grupo Volkswagen visitou recentemente o centro, compartilhando sua experiência no Linkedin.

Antes de nos levar para dentro do hub por meio do vídeo anexado abaixo, o CEO da Volkswagen lembra suas principais características: aqui há "seis pontos de carregamento rápido que podem ser reservados 24 horas por dia, 7 dias por semana, com potência de até 320 kW", onde "80 veículos por dia" podem reabastecer com energia.

Audi RS e-tron GT

Pico de 270 kW para Audi e-tron GT

Entre as demais especificações declaradas com a apresentação de maio, há a possibilidade de desmonte e transporte da estação, o uso de baterias de segunda mão e painéis solares no teto, para uma capacidade total de armazenamento de 2,45 MWh. Isso, ressalta Diess, permite que o Audi e-tron GT "atinja um pico de 270 kW"

 

Assim, o sedã cupê elétrico da empresa pode "recarregar de 50% a 80% em 23 minutos" e recuperar "100 quilômetros de autonomia em 5 minutos". Mas além dos números, é precisamente o conceito de hub que é o verdadeiro coração da revolução prometida pelo grupo.

Um novo marco

"Você pode reservar a estação de carregamento a partir do aplicativo, chegar, conectar seu carro à estação ultrarrápida, ir para o lounge, tomar um café e ter um bate-papo", são os conselhos de Diess para motoristas que têm que matar o tempo (neste caso pouco) durante a recarga completa.

"Audi está estabelecendo um marco", é o julgamento contundente do CEO. "Uma ideia que estabelece novos padrões." Em seguida, o número um do Grupo entrega um convite aos usuários: "Mal posso esperar para voltar e me ver as opiniões dos nossos clientes. Sinta-se livre para me escrever seu feedback sobre sua experiência de carregamento."