O Grupo Volkswagen inaugurou uma enorme instalação de carregamento em seu centro global de testes em Maricopa, Arizona, próximo ao campo de provas da empresa. O objetivo é testar veículos plug-ins e seus sistemas de bateria durante o carregamento em condições de altas temperaturas.

Como sabemos, no carregamento do veículo elétrico é crucial garantir que a bateria trabalhe em uma temperatura constante e segura. O movimento dos elétricos gera bastante calor e definitivamente o gerenciamento térmico é algo fundamental nesse tipo de veículo. 

Galeria: Volkswagen - estação de recarga no Arizona

No vídeo abaixo é possível conhecer um pouco mais desta instalação que recebeu um investimento de US$ 9 milhões. O local possui 50 baias e 25 já foram equipadas com carregadores rápidos DC de diversos fabricantes.

A Volkswagen instalou carregadores com diferentes níveis de potência (50-350 kW) e padrões de plugue (CCS 1 para a América do Norte, CC2 para a Europa e a maior parte do resto do mundo, bem como o GB/T chinês, acreditamos que o padrão CHAdeMO também esteja presente), então basicamente qualquer carro elétrico pode ser testado, mesmo aqueles vendidos em diferentes mercados.

Também há baias para carregamento lento AC, mas o recurso mais legal é um conjunto de velames controlados remotamente para simular o sol pleno e condições de sombra.

As imagens mostram veículos já lançados no mercado, como o Volkswagen e-Golf, Porsche Taycan e Audi e-tron, mas é claro que o mais importante serão os testes de novos veículos elétricos em fase de pré-produção.