Marca alemã quer ampliar a eletrificação no país com modelos híbridos e também 100% elétricos

Em uma coletiva de imprensa realizada nesta semana, a Volkswagen apresentou os resultados do ano e aproveitou para mostrar o SUV Taos ao vivo pela primeira vez no Brasil. Na mesma oportunidade, a marca alemã falou sobre os planos para 2021 e também da ampliação da eletrificação no país, com a pretensão de lançar modelos híbridos e elétricos.

Como já havia feito durante a entrevista exclusiva para o Motor1 Brasil, o presidente e CEO da Volkswagen Brasil e América do Sul, Pablo Di Si, destacou o esforço que está sendo feito pela marca alemã para eletrificar a frota nos próximos anos e tornar-se neutra em emissões de carbono até 2050, dentro do estipulado pelo Acordo de Paris.

Galeria: Volkswagen ID. Buzz - Salão de Frankfurt

Vale mencionar que o planejamento global de eletrificação do Grupo Volkswagen conta com um vultoso investimento de 73 bilhões de euros e a previsão de lançamento de nada menos que 80 modelos totalmente elétricos até 2027, todos construídos sobre a plataforma MEB.

Falando exclusivamente do Brasil, ainda não foi detalhado quais modelos seriam lançados aqui nos próximos três anos, mas considerando as informações reunidas até o momento e as próprias declarações anteriores do CEO da Volkswagen, acreditamos em alguns modelos que têm maiores chances de acelerar a eletrificação da marca alemã por aqui.

Elétricos e híbridos

Para 2021, apostamos no up! elétrico (e-up!) e nos híbridos novo Tiguan eHybrid e novo Golf GTE. No ano seguinte seria a vez do SUV elétrico ID.4, que desembarcaria por aqui alguns meses depois de ser lançado na Europa (nos Estados Unidos ele começa a ser vendido nas próximas semanas).

Por último, em 2023, conforme sugerido pelo próprio CEO da Volkswagen, seria a vez da aguardada versão de produção do ID. Buzz, a 'Kombi elétrica', que será lançada em versão comercial e de passageiros com produção na Alemanha.

Mais novidades sobre o cronograma de lançamentos para o Brasil devem surgir nas próximas semanas.

Galeria: Volkswagen ID.4 - produção em série em Zwickau