A BMW parece ter resolvido problemas de carregamento de carros elétricos em locais sem conexão à internet. A ideia é (aparentemente) muito simples e nasceu da mente de Chris Cardé, fundador e CEO da startup HeyCharge, na qual a marca bávara acaba de investir através de sua divisão de Ventures.

A solução é toda baseada no uso do Bluetooth, que permite que o aplicativo da empresa se comunique com as estações de carregamento mesmo quando o cliente está em uma área onde não há sinal - na Europa e EUA a cobrança pela recarga é feita por cartão. Gerenciar o pagamento fica a cargo de um sistema baseado em nuvem. Esta tecnologia se chama Secure Charge e está pendente de patente.

Uma vez difundido, poderia representar uma pequena revolução na mobilidade sustentável, pois permitiria instalar e usar os carregadores sem dificuldade mesmo nos lugares mais complicados em termos de cobertura de internet.

bmw recarga bluetooth

Entre esses locais estão certamente as garagens subterrâneas, onde um dia milhares, se não milhões, de carros elétricos ao redor do mundo poderiam recarregar. Isso também foi detalhado por Kasper Sage, Sócio Diretor da BMW i Ventures.

"A HeyCharge é a primeira empresa a permitir o carregamento de veículos elétricos sem conexão à internet, o que é um fator-chave na cobertura de áreas de sombra inexploradas. Com a tecnologia da HeyCharge, torna-se interessante instalar infraestrutura em locais que não teriam sido comercialmente viáveis antes."

Custos abaixo de 80%

Ajudando neste rápido lançamento de estações de carregamento estão dois outros recursos de Secure Charge, escalabilidade e conveniência: "Estamos entusiasmados em trabalhar com a BMW i Ventures e estamos ansiosos para usar esse investimento para escalar nosso produto globalmente e oferecer opções de carregamento de baixo custo aos consumidores."

Além disso, a startup garante que "os custos totais podem ser reduzidos em até 80% em edifícios" se o uso do sistema "estiver associado ao HeyCharge Access Point, o wallbox personalizado" oferecido pela empresa.