Em mais uma iniciativa para promover a mobilidade elétrica, a BMW desenvolveu um projeto experimental, no qual criou uma estação de abastecimento para veículos elétricos completamente desconectada da rede pública e alimentada por energia solar, desenvolvido pela montadora juntamente com parceiros locais.

Além do Centro de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), também estão envolvidos no projeto o Grupo Solvi, que coleta as baterias usadas nas concessionárias da marca, e a Energy Source, especializada na fabricação e montagem de sistemas de armazenamento de energia com baterias usadas e, posteriormente, recicladas. 

"O futuro da mobilidade premium será elétrico e o desenvolvimento de uma infraestrutura é essencial. Com este novo projeto, podemos ter uma solução totalmente ecológica e única que permitirá aos clientes abastecerem as baterias de alta voltagem de maneira limpa em suas instalações", afirma Márcio Fonseca Filho, Diretor de Suporte ao Cliente do BMW Group Brasil.

Galeria: BMW - carregador solar

Criado a partir das baterias usadas e retiradas de diferentes unidades do BMW i3, o sistema possibilita rápido acesso e troca individual de cada módulo em eventual necessidade de reparo. No caso de necessidade específica de substituição, as baterias podem ser reutilizadas para esta solução de recarga, antes de serem recicladas.

O funcionamento da estação de carregamento compreende oito conjuntos de painéis solares que transformam a energia do sol em eletricidade, que, por sua vez, é armazenada no banco de baterias usadas, formado por seis módulos. Os módulos são acoplados a um inversor que, além de monitorar a energia produzida, alimenta veículos elétricos por meio de um carregador do tipo wallbox.

BMW - carregador solar

De acordo com a BMW, os testes iniciais mostraram resultados satisfatórios, com aumento médio de 100 km na autonomia de um veículo elétrico após duas horas de recarga. A ideia é ampliar o uso de sistema de carregamento para eventos e locais distantes, desprovidos de acesso à rede elétrica pública.

Com o avanço dos testes, o plano é aumentar a capacidade de armazenamento de energia e diminuir consideravelmente o tempo de recarga. Outro benefício direto é a utilização da energia solar e a extensão da vida útil das baterias elétricas dentro do conceito de economia circular.

Ainda em fase de testes, o projeto da estação de recarga sustentável para carros elétricos está inserida no compromisso por um futuro de mobilidade sustentável. Até 2030, a BMW vai reduzir a emissão de CO2 por veículo em 80% na produção, 40% no uso e em 20% nos fornecedores, quando comparado com 2019.

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram