Preparando-se para a demanda que será criada por seus modelos híbridos plug-in, a BMW fez uma parceria com a INCHARGE para criar uma rede de carregadores inteligentes controlados por aplicativo. O sistema, inicialmente disponível para 30 pontos de recarga em São Paulo, permite o usuário encontrar o recarregador mais próximo, saber se ele está ocupado e até agendar o seu uso, garantindo que estará livre quando chegar lá.

O aplicativo, também batizado como INCHARGE, estará disponível em breve para smartphones e já pode ser acessado pelo navegador. A BMW promete que, em abril, ele terá integração aos sistemas Connected APP e ConnectedDrive da marca, permitindo que o usuário utilize o app para encontrar postos de recarga através da central multimídia ou pelo aplicativo dedicado da empresa.

Inicialmente, o INCHARGE será usado para encontrar um dos 30 postos de recarga espalhados por São Paulo que estão integrados ao sistema, além de saber se ele está livre ou se está sendo utilizado. Também ajuda quando o carro já está sendo recarregado, mostrando informações como o quanto de energia já foi transmitida e recebendo uma notificação quando a recarga estiver concluída. Caso o motorista esteja na fila de espera, ele também pode receber uma notificação quando o ponto for liberado.

Os próximos passos serão expandir a rede e aumentar a funcionalidade. “Em meados do ano, vamos permitir que o cliente reserve seu carregador com até 30 minutos de antecedência, trazendo mais tranquilidade ao se dirigir a um ponto de recarga”, explica Alexandre Abdalla, CEO da INCHARGE. Embora comece com 30 estações em São Paulo, a BMW já tem uma rede com 180 tomadas espalhadas pelo Brasil.

Galeria: BMW 745Le

No momento, a BMW tem sete carros que podem aproveitar o novo aplicativo. O único elétrico é o compacto i3, enquanto os híbridos são o Série 5 530e M Sport, Série 7 745Le M Sport e X5 xDrive 45e M Sport. A Mini ainda oferece o Countryman SE e Cooper SE. Em todos os casos, os híbridos utiliza um sistema plug-in. A marca ainda deve lançar mais modelos em breve, já que está eletrificando toda a sua linha, com versões até para X1 e Série 3.