VW e Bosch se aliam para criar 'potência' produtora de baterias
Empresas alemãs montarão uma ampla estrutura de suporte à produção de baterias para veículos elétricos na Europa
A Volkswagen e a Bosch anunciaram de forma oficial que estabelecerão uma joint venture até o final de 2022 para ajudar a construir fábricas de baterias na Europa. A nova empresa fornecerá equipamentos e dará suporte à produção de células de baterias para veículos elétricos.
O comunicado diz que as duas empresas planejam fornecer sistemas integrados de produção, bem como suporte à produção e manutenção no local para fabricantes de células de bateria e sistemas. O objetivo é atingir a liderança de custos e tecnologia na industrialização da tecnologia de baterias e na produção de alto volume de baterias sustentáveis.
"O objetivo das empresas é oferecer toda a gama de processos e componentes necessários para a produção em larga escala de células e sistemas de baterias." (Comunicado de imprensa da VW)
Como já noticiamos, o Grupo Volkswagen tem um ambicioso plano de construir seis gigafábricas de baterias na Europa até 2030, das quais apenas duas são conhecidas até agora: Northvolt Ett no norte da Suécia e a fábrica de baterias em Salzgitter (Alemanha), que a VW quer operar por conta própria.
Acima de tudo, a futura joint venture faz parte do plano de tornar a Europa autossuficiente na produção de baterias para carros elétricos e reduzir progressivamente a dependência dos países asiáticos, principalmente Coreia do Sul e China. Por fim, a intenção da Volkswagen e da Bosch não é se tornar um produtor de baterias, mas ajudar os fabricantes a expandir e manter suas instalações de produção.
Para ambos os parceiros, essa aliança é mais um passo para desempenhar papéis de destaque no mundo da mobilidade elétrica. A parceria se baseará em áreas complementares de especialização: embora a Volkswagen seja uma montadora em escala e esteja a caminho de se tornar uma grande fabricante de baterias, a Bosch tem excelente know-how em automação de fábrica e integração de sistemas.
"A Europa tem uma oportunidade única de se tornar uma potência global de baterias nos próximos anos", disse o diretor de tecnologia da VW, Thomas Schmall.
Enquanto a Volkswagen tem um cronograma de lançamentos de vários carros elétricos para os próximos anos, com o objetivo de que esse tipo de veículo represente 70% das vendas totais na Europa até 2030, a Bosch não é apenas o maior fornecedor automotivo do mundo, mas também um dos principais fornecedores de equipamentos operacionais, disse o CEO da Bosch Rexrodt, Najork. "Entendemos como a tecnologia da bateria funciona e como fazê-la."
Fonte: VW
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen terá ajuda da Rivian para fazer novo Golf elétrico
Retrocesso: Votação relâmpago na Câmara de SP adia frota elétrica para 2054
Volkswagen planeja nova geração de carros elétricos na China
Stellantis entrega 50 vans elétricas Peugeot e-Expert aos Correios
VW ID.Polo: carro elétrico barato chega em 2025 para "ajudar" a marca
Honda: baterias de estado sólido e autonomia de 1.000 km em 2030
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian