A NIO lançou oficialmente a primeira estação de troca de baterias na Noruega, onde a fabricante chinesa pretende ter um total de 20 dessas instalações até o final de 2022.
A estação foi inaugurada em janeiro de 2022. O local ficou pronto após alguns meses de adaptação, pelo menos desde novembro de 2021. A startup chinesa também lançou recentemente sua primeira atualização de software remota (OTA) na Noruega, a primeira desse tipo fora da China.
É a segunda geração da Power Swap Station 2.0, introduzida em abril de 2021, que tem 14 slots de bateria - 13 baterias (ao invés de 5 na versão 1.0) e um slot vazio para acomodar uma bateria descarregada (ou bateria de geração anterior ao fazer a troca).
As estações de troca de baterias suportarão o lançamento do SUV elétrico de luxo NIO ES8, bem como os próximos carros elétricos da NIO (todos são compatíveis com o sistema de troca de baterias).
Na China, a NIO já tem mais de 700 estações de troca de baterias e o plano é instalar 4.000 (incluindo 1.000 fora da China) até o final de 2025.
Assumimos que ainda este ano veremos as primeiras estações de troca de baterias também em outros países europeus, incluindo a Alemanha - o maior mercado europeu de carros elétricos (provavelmente nas estações de carregamento da Shell).
Graças às estações de troca de baterias, a NIO é capaz de oferecer os carros na modalidade de vendas Battery as a Service (BaaS), o que significa que os clientes estão comprando um carro sem bateria e pagam uma assinatura mensal para usar a rede de troca.
Segundo a empresa, 92% dos primeiros clientes na Noruega optaram pela BaaS em vez da compra convencional. A partir de hoje, há mais de 200 unidades do NIO ES8 registradas na Noruega.
A fabricante chinesa também amplia a sua infraestrutura de carregamento, e mesmo nas estações de troca, há carregadores rápidos da marca NIO com capacidade de 150 kW.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Bateria híbrida para carros elétricos alia 'melhor dos mundos'
Trump quer eliminar crédito fiscal para carros elétricos; Tesla apoia
Nio lançará modelo híbrido plug-in sob a marca Firefly em 2026
Zeekr 7x: versão internacional do SUV elétrico é flagrada sem camuflagens
A revolução da bateria finalmente chegou
Teste BYD Yuan Pro: honesto como SUV elétrico urbano, mas há ressalvas
NIO promete novos veículos elétricos com preço competitivo em breve