A NIO lançou oficialmente a primeira estação de troca de baterias na Noruega, onde a fabricante chinesa pretende ter um total de 20 dessas instalações até o final de 2022.
A estação foi inaugurada em janeiro de 2022. O local ficou pronto após alguns meses de adaptação, pelo menos desde novembro de 2021. A startup chinesa também lançou recentemente sua primeira atualização de software remota (OTA) na Noruega, a primeira desse tipo fora da China.
É a segunda geração da Power Swap Station 2.0, introduzida em abril de 2021, que tem 14 slots de bateria - 13 baterias (ao invés de 5 na versão 1.0) e um slot vazio para acomodar uma bateria descarregada (ou bateria de geração anterior ao fazer a troca).
As estações de troca de baterias suportarão o lançamento do SUV elétrico de luxo NIO ES8, bem como os próximos carros elétricos da NIO (todos são compatíveis com o sistema de troca de baterias).
Na China, a NIO já tem mais de 700 estações de troca de baterias e o plano é instalar 4.000 (incluindo 1.000 fora da China) até o final de 2025.
Assumimos que ainda este ano veremos as primeiras estações de troca de baterias também em outros países europeus, incluindo a Alemanha - o maior mercado europeu de carros elétricos (provavelmente nas estações de carregamento da Shell).
Graças às estações de troca de baterias, a NIO é capaz de oferecer os carros na modalidade de vendas Battery as a Service (BaaS), o que significa que os clientes estão comprando um carro sem bateria e pagam uma assinatura mensal para usar a rede de troca.
Segundo a empresa, 92% dos primeiros clientes na Noruega optaram pela BaaS em vez da compra convencional. A partir de hoje, há mais de 200 unidades do NIO ES8 registradas na Noruega.
A fabricante chinesa também amplia a sua infraestrutura de carregamento, e mesmo nas estações de troca, há carregadores rápidos da marca NIO com capacidade de 150 kW.
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