Fiat irá lançar SUV elétrico baseado no novo Panda em 2023
Marca italiana trabalha para lançar uma linha de modelos baseada no conceito Centoventi, incluindo um SUV compacto
Uma das novidades mais aguardadas da Fiat em termos de eletrificação é a versão de produção do conceito Centoventi, que dará origem ao sucessor do Fiat Panda, que pela primeira vez terá uma versão 100% elétrica e também dará origem a um SUV compacto, todos com a promessa de "eletrificação acessível", ou seja, carros elétricos mais baratos.
Essa nova linha de veículos criados a partir do conceito revelado em 2019 será uma das bases para o avanço da transição energética dentro da marca italiana. E recentemente, falando à Autoexpress, o CEO da Fiat, Olivier Francois, explicou um pouco mais sobre os planos para o sucessor do Panda.
Segundo o executivo, haverá uma grande mudança na composição do portfólio, com a linha 500 mais focada em estilo e os modelos derivados do Centoventi tendo uma proposta mais centrada em versatilidade e praticidade.
Outro ponto de destaque é que esses carros serão mais acessíveis em termos de preços, com foco no baixo custo de produção e robustez, assim como o Panda original de 1980 e também o Fiat Uno, modelos de grande projeção para a marca.
Quando questionado sobre a estratégia baseada em "dois pilares" (500 e Centoventi), o executivo respondeu afirmativamente: "Exatamente, você está certo". No entanto, ainda não deu nomes aos novos carros, sugerindo que eles poderiam ser batizados com nomes clássicos da Fiat.
"O que é certo é que agora eu tenho a possibilidade de inventar um novo nome, ou para resgatar algum nome lendário do passado. Estou me inclinando mais para o segundo, porque realmente temos esses modelos favoráveis, com muitos clientes felizes."
Punto ou Panda?
Considerando a fala e as dicas dadas por François, entendemos que haverá um carro compacto (segmento B), que o executivo afirma que será imediatamente reconhecível como um Fiat. Além dele, haverá mais um (ou dois modelos), todos usando a plataforma CMP da Peugeot.
"Então eu vou fazer um segmento B, e então vai ser um novo Punto? Vai ser um super Panda? Eu não sei. Vamos descobrir. O que é muito importante, e é aqui que você tem meu compromisso total, é que, obviamente, à primeira vista – mesmo sem badging ou branding – você vai reconhecê-lo como um Fiat."
Lembrando que a Fiat já anunciou um SUV compacto ainda não identificado que será produzido na fábrica de Tichy na Polônia (que produz os modelos 500 e Lancia Ypsilon) a partir de 2023, o mesmo ano em que François espera que os 'Novos Panda' cheguem ao mercado.
E falando um pouco do conceito Centoventi, ele mede 3,68 metros de comprimento e antecipa um carro que terá um alto grau de personalização em itens como cores, configuração do acabamento interno, teto e até mesmo na capacidade das baterias modulares, que pode ser alterada de acordo com as preferências dos clientes para autonomia entre 100 km e 500 km.
Fiat: Autoexpress
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat anuncia carro elétrico com cabo de carregamento embutido
Carros elétricos: benefícios para a saúde pública, economia e meio ambiente
Novo Fiat Grande Panda elétrico é lançado e terá preço agressivo
BYD Dolphin Mini 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Fiat 600e Abarth estreia como hot hatch elétrico com 240 cv de potência
Investimentos de R$ 6 bi em mobilidade elétrica no Brasil para 2025
BYD é procurada pela Itália, que não quer depender só da Stellantis