A Embraer está solicitando o registro para a marca Energia, que representa uma nova família de aeronaves elétricas e híbridas. A empresa brasileira de aviação está tentando realizar o registro junto ao escritório de patentes dos Estados Unidos (USPTO) após uma recusa inicial por conta de alguns aspectos das designações propostas com base em "probabilidade de confusão".
As aplicações, que foram publicadas em 14 de dezembro de 2021, abrangem quatro modelos de nove a 50 lugares a serem alimentados por sistemas de propulsão híbrido-elétrico, hidrogênio, turbina a gás e sistemas totalmente elétricos.
As aplicações que estão sendo processadas cobrem o avião regional E50-H2GT movido a hidrogênio de 50 lugares e o E19-H2FC de 19 lugares. A Embraer espera que eles entrem em serviço, respectivamente, até 2040 e 2035 e atendam a rotas entre 200 nm e 500 nm (200 e 500 milhas náuticas).
Além disso, a Embraer também está tentando fazer o registro de duas aeronaves de nove lugares que poderia ser usadas em aplicações comerciais e voos sub-regionais. Trata-se do modelo E9-HE híbrido-elétrico até 2030 e também do E9-FE totalmente elétrico, que deve estar operacional em 2035.
Veja abaixo quais são os modelos da linha Energia:
Energia H2 Gas Turbine (E50-H2GT)
– propulsão de hidrogênio ou SAF / JetA
– redução de emissões de CO2 em até 100%
– 35 a 50 assentos
– motores montados na parte traseira
– disponibilidade em 2040
Energia H2 Fuel Cell (E19-H2FC)
– propulsão elétrica de hidrogênio
– emissões zero de CO2
– 19 assentos
– motores elétricos montados na parte traseira
– disponibilidade em 2035
Energia Hybrid (E9-HE)
– propulsão híbrida-elétrica
– até 90% de redução das emissões de CO2
– 9 assentos
– motores montados na parte traseira
– disponibilidade em 2030
Energia Electric (E9-FE)
– propulsão elétrica total
– emissões zero de CO2
– 9 assentos
– hélices contra-rotativas traseiras
– disponibilidade em 2035
Um pouco antes do registro da marca Energia, em novembro de 2021, o escritório de patentes dos EUA publicou o pedido de registro de patente da Embraer para um nova aeronave de decolagem e pouso vertical. No entanto, este novo modelo tem um design completamente diferente do eVTOL de quatro passageiros, que está sendo desenvolvido pela divisão Eve Urban Air Mobility.
O resumo do pedido de patente não especifica a fonte de energia, nem a quantidade de assentos proposta para a futura aeronave, embora seu porte compacto aparente uma capacidade não superior a meia dúzia de assentos. A conferir.
Fonte: Aironline
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