SUV cupê elétrico Volkswagen ID.5 tem início de produção em série
Fábrica de Zwickau na Alemanha inicia oficialmente a produção de seu sexto modelo totalmente elétrico
A Volkswagen iniciou a produção em série do novo Volkswagen ID.5. O SUV cupê elétrico baseado no ID.4 é o sexto modelo elétrico do Grupo VW a sair da linha de montagem da fábrica alemã de Zwickau.
Em comunicado oficial, a Volkswagen anuncia o início oficial da montagem das variantes ID.5 e ID.5 GTX na fábrica que iniciou o processo de conversão para a mobilidade elétrica em 2018 e agora produz exclusivamente veículos elétricos. Trata-se da maior instalação automotiva do mundo que migrou toda a sua produção de carros com motores a combustão para veículos elétricos.
São seis modelos marcas Volkswagen, Audi e CUPRA que agora serão fabricados em Zwickau com base na plataforma modular elétrica (MEB). Ainda em 2022, as plantas em Emden (ID.4), Hanover (ID. Buzz) e Chattanooga (EUA, ID.4) serão adicionados à rede de produção de veículos elétricos este ano. Dessa forma, a Volkswagen estará preparada para produzir 1,2 milhão de veículos totalmente elétricos na base MEB em suas instalações na Europa, EUA e China até o fim do ano.
Dr. Christian Vollmer, Membro do Conselho de Administração da Marca Volkswagen responsável pela Produção: "A Volkswagen continuará aumentando o ritmo de mobilidade eletrônica em 2022 com sua estratégia ACCELERATE e a expansão do portfólio de modelos. A fábrica de Zwickau abriu caminho para o Grupo fazer isso com seis ramp-ups de três marcas em apenas 26 meses. O conhecimento e a experiência adquiridos nos ajudarão a continuar eletrificar nossa rede de produção de forma rápida e eficiente."
A fábrica que tem emissões neutras em toda a sua operação atualmente produz os modelos Volkswagen ID.3, ID.4 e ID.5 mais o Audi Q4 e-tron, Q4 e-tron Sportback e CUPRA Born, tem capacidade corresponde a uma produção anual de mais de 300.000 veículos, o que torna a unidade de Zwickau atualmente a mais eficiente fábrica de veículos elétricos na Europa.
A Volkswagen pretende ser neutra em carbono líquido até 2050, no máximo. O objetivo provisório é cortar CO2 emissões por veículo em 40% na Europa até 2030 (base: 2018). A produção, incluindo cadeias de suprimentos, e a operação de carros elétricos devem ser feitas de carbono neutro.
Até 2030, pelo menos 70% de todas as vendas de unidades da Volkswagen na Europa serão de veículos totalmente elétricos – ou seja, substancialmente mais de um milhão de veículos. Na América do Norte e na China, a participação dos veículos elétricos nas vendas deve chegar a pelo menos 50%.
Fonte: Volkswagen
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW baixa preço de elétricos na Europa na esperança de vender mais
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
VW suspende produção de elétricos de novo, mas não por culpa da demanda
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Volkswagen entrega 500.000 veículos elétricos ID um ano antes do previsto
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
VW ID.5 GTX tunado por 'estagiários' acena aos entusiastas de elétricos