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Bem-sucedido, BMW i3 pode sair de linha definitivamente em julho

Com mais de 200.000 vendidas desde o lançamento, o i3 é uma história de sucesso para o carro elétrico, o 1º da BMW

BMW i3 2018

O BMW i3 foi lançado em 2013 e desde então se revelou uma história de sucesso. O primeiro carro elétrico da BMW chegou a ocupar o posto de segundo mais vendido do segmento, ficando atrás somente do Nissan Leaf, mas seu destino já está traçado e o modelo pioneiro deve sair de cena em breve. 

Já sabemos que a BMW pretende usar o nome i3 para designar a versão totalmente elétrica do sedã Série 3, bem como substituir o i3 atual por um SUV elétrico de pequeno porte mais convencional, o iX1. A unidade da Austrália diz ter informações de que a BMW encerrará a produção do i3 em sua fábrica de Leipzig em julho.

BMW i3 - produção em Leipzig
BMW i3s 2018 - Primeiras impressões
BMW i3 2018

O i3 já vendeu mais de 220.000 unidades em todo o mundo até agora - atingiu a marca de 200.000 emplacamentos em outubro de 2020 - mas também foi um veículo difícil de produzir para a BMW e de manutenção cara para seus proprietários devido ao uso extensivo de polímero reforçado com fibra de carbono, bem como alumínio em sua carroceria.

A BMW atualizou o i3 ao longo do tempo, aumentando sua capacidade e alcance de bateria e adicionando um modelo i3S mais esportivo à gama em 2018. Uma versão com extensor de alcance com motor de motocicleta usado como gerador ainda faz parte da gama, embora a montadora afirme que nunca mais produzirá outro veículo desse tipo.

Sai i3, entra iX1

E o sucessor do i3? Bem, será a versão elétrica do BMW X1 de nova geração, construído na mesma plataforma FAAR da linha Mini. Ele está sendo desenvolvido pela BMW e pela Brilliance Automotive e será produzido na China para o resto do mundo, assim como o irmão maior iX3 e tem previsão de estreia em 2023 ou 2024.

Lançado no Brasil em 2014, o BMW i3 é o carro elétrico mais eficiente à venda no país, segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, divulgado recentemente pelo Inmetro.