Em 2011, a BMW lançou sua iniciativa de veículos elétricos chamada Project i. Além de estabelecer 'i' como submarca eletrificada da BMW, levou ao estilo distinto de modelos como i8 e i3. O esportivo i8 teve a produção encerrada em 2020, e agora, é a vez do totalmente elétrico i3.

O carro elétrico urbano terminou oficialmente sua jornada, mas isso não vai passar batido. Para celebrar os nove anos de produção, a BMW encerrou o legado do i3 com o i3s HomeRun Edition. Limitado a apenas 10 unidades, este i3 muito exclusivo é oferecido em dois acabamentos externos BMW Individual Frozen pela primeira (e última) vez: Frozen Dark Grey and Frozen Red II.

Galeria: BMW i3 - fim da produção

O HomeRun Edition também recebe rodas especiais de 20 polegadas e uma série de itens opcionais, incluindo faróis adaptativos, teto de vidro elétrico e vidros com controle solar. Ele também possui um interior Snazzy Suite com abundância de couro, navegação, e sistema de som premium Harman Kardon.

Com os modelos HomeRun Edition, a produção total do BMW i3 atinge um marco impressionante de 250.000 unidades vendidas ao longo de sua vida. Apenas uma geração foi oferecida, mas ela foi atualizada ao longo dos anos desde que foi colocado à venda com o ano modelo 2014.

Naquela época, o carro urbano tinha um alcance muito modesto de aproximadamente 130 km, embora um pequeno motor a gasolina pudesse ser equipado como um extensor de alcance de carregamento de bateria para viagens entre 260 e 290 km. A potência aumentou cada vez mais ligeiramente de 170 para 181 cavalos de potência, e o alcance também aumentou graças a uma bateria maior e mais eficiente. O i3 2022 vendido por aqui tem um alcance de 330 km. 

A produção para os modelos i3 de especificação norte-americana terminou em 2021, então o HomeRun Edition só estará disponível em seu país de origem. E embora o i3 tenha desaparecido oficialmente, sua fábrica de Leipzig continuará servindo a comunidade eletrificada com a montagem de componentes de motores elétricos e baterias, e a partir do próximo ano, o Mini Countryman de próxima geração com um trem de força totalmente elétrico.

Enquanto o i3 vai se despedindo do mercado, inclusive aqui no Brasil, onde o carro elétrico pioneiro e vendido desde 2014, a BMW prepara novidades em termos de eletrificação, como o recém-revelado BMW iX1, que será, ao menos em um primeiro momento, o veículo elétrico mais barato (menos caro) da marca.