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Tesla faz recall de 817.000 veículos por falha em alerta do cinto

Felizmente, a correção é uma simples atualização remota que a Tesla fará nas unidades afetadas dos modelos Model 3, Y, S e X

2022 Tesla Model 3

A agência norte-americana NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration) emitiu um comunicado oficial de recall de segurança para mais de 817.000 veículos Tesla por conta do alerta de cinto de segurança afivelado que pode não funcionar em determinadas condições.

Mais especificamente, o alerta sonoro pode não funcionar mesmo quando o veículo é ligado e o motorista não tenha afivelado o seu cinto de segurança. Como tal, esses veículos não cumprem os requisitos da Norma Federal de Segurança de Veículos Automotores número 208, "Proteção contra acidentes de ocupantes".

Tesla Model 3 interior
Tesla Model 3 - interior

De acordo com o comunicado de recall, o problema afeta unidades dos modelos Model S e Model X 2022, 2021-2022, Model 3 2017-2022 e Model Y 2020-2022 — basicamente, todos os veículos Model 3 e Model Y vendidos até agora nos EUA. No total, 817.143 veículos elétricos da Tesla estão incluídos no chamado.

Felizmente para a Tesla e os proprietários de modelos afetados, a solução é uma versão de firmware que corrigirá o erro do software, de modo que o alerta sonoro será reiniciado se for interrompido enquanto está sendo reproduzido.

A Tesla vai enviar o lançamento do firmware 2022.4.5 via OTA (over the air) através de uma atualização de software que a montadora realizará gratuitamente no início de fevereiro.

Tesla Model S 2021 - interior
Tesla Model S 2021 - interior

No Relatório de Recall de Segurança da NHTSA, a Tesla observa que o lançamento do firmware 2021.43.101.1, que inclui a solução, já foi introduzido na linha produção do Model Y e do Model 3 em 27 de janeiro de 2022, e na produção do Model S e Model X em 28 de janeiro de 2021.

Vale a pena notar que a NHTSA ainda trata isso como um recall, mesmo que este problema em particular seja resolvido com uma simples atualização remota e não exija que os proprietários levem seus carros para os revendedores.

Curiosamente, esse problema foi trazido pela primeira vez à atenção da Tesla pelo South Korea Automobile Testing & Research Institute (KATRI) em 6 de janeiro de 2022.

De 10 de janeiro a 22 de janeiro, as equipes de software e homologação de veículos da Tesla investigaram a condição e o escopo dos veículos potencialmente impactados por ele. Em 25 de janeiro, a empresa revisou os resultados e determinou que a condição é uma não conformidade, fazendo voluntariamente uma determinação de recall no mesmo dia.

A Tesla diz que, a partir de 31 de janeiro de 2022, não tem conhecimento de nenhuma reivindicação de garantia, relatórios de campo, acidentes, lesões ou fatalidades relacionadas à essa condição.

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