Se você ainda não conferiu a divulgação dos resultados do 4º trimestre e totais de 2021 da Tesla, podemos afirmar que há muita coisa para 'digerir'. No entanto, informações relacionadas ao custo de produção de veículos da Tesla e margens operacionais devem estar recebendo mais atenção.

O relatório anual da Tesla, observou que a empresa alcançou a maior margem operacional "entre todos os fabricantes de volume" no terceiro trimestre de 2021. A Tesla observa que usou o 3º trimestre, já que esse é atualmente o trimestre mais divulgado. Informações sobre o quarto trimestre de 2021 ainda estão sendo divulgadas.

Tesla Model 3

Quebra de paradigma

Durante anos, os céticos argumentaram que a Tesla nunca poderia ser lucrativa, que os carros elétricos são "estruturalmente pouco rentáveis", as baterias são muito caras e a lista continua. Uma das principais razões pelas quais os fabricantes tradicionais estão empurrando com a barriga a transição para os carros elétricos são os custos maciços envolvidos.

A Tesla diz estar confiante de que as inovações na produção aliadas a "veículos e fábricas dedicadas" eram uma solução viável para o problema do alto custo de produção de veículos elétricos. Como você pode ver com base no gráfico abaixo, parece estar funcionando.

external_image

US$ 36 mil por carro

A Tesla também compartilhou que seu custo (COGS) por veículo caiu para cerca de US$ 36.000 (R$ 192.000) no terceiro trimestre de 2021, bem como no quarto trimestre. COGS significa "custo das mercadorias vendidas", e inclui todos os custos e despesas diretamente relacionados à produção de um produto. Exclui itens como encargos sobre vendas e marketing, embora a Tesla não anuncie como as montadoras tradicionais, então sabemos que está economizando dinheiro nessa frente também. A montadora elétrica acrescenta:

"Acreditamos que nossos projetos atuais, incluindo grandes fundições, bateria estrutural, 4680 células e muitos outros, devem nos ajudar a continuar a minimizar nosso custo de produto."

Tesla Model Y

Considerando os preços iniciais da atual linha da Tesla nos EUA, o valor de US$ 36.000 é bastante impressionante. Enquanto o Model 3 de entrada, o veículo mais barato da marca, começa em US$ 44.990 (R$ 240 mil), os preços sobem muito rapidamente depois disso. Na verdade, nenhum outro novo veículo da Tesla vendido hoje tem um preço inicial abaixo de US$ 50.000. O Model Y começa em torno de US$ 60.000 (R$ 320 mil), e o Model S e X atualizados começam em US$ 95.000 e US$ 105.000 (R$ 506.000 e 560.000), respectivamente.

Dito isto, sabemos que a maioria das vendas da Tesla são veículos Model 3 e Model Y, e que as vendas do Model Y tiveram um crescimento maciço no ano passado, especialmente nos EUA.

O que você acha do assunto? Quanto tempo as montadoras tradicionais levarão para chegar a um campo de jogo equilibrado com a Tesla relacionada ao custo do veículo e às margens operacionais?