A Alfa Romeo marca o início de uma nova era com a estreia de seu primeiro veículo eletrificado, o Alfa Romeo Tonale PHEV, um SUV híbrido plug-in que faz parte de um processo radical de reestruturação da marca, com foco em eletrificação e conectividade.
Começando pelo visual, o Tonale fica bem próximo do conceito homônimo revelado em 2019, ostentando proporções e conjunto ótico semelhante, ainda que adaptado para o modelo de produção. Os faróis completos de LEDs matriciais e as lanternas de LEDs mantêm as assinaturas ainda mais vistosas do que no conceito, as maçanetas traseiras são convencionais em vez de ocultas e o modelo de produção recebe retrovisores laterais reais em vez de câmeras.
O Tonale é facilmente reconhecível como um Alfa Romeo graças aos elementos de estilo icônicos, como a inconfundível frente "Trilobo" com o símbolo "Scudetto" em seu centro e rodas ao estilo discador de telefone.
O primeiro modelo eletrificado da Alfa é baseado em uma evolução da plataforma Small Wide (SUSW) da FCA também usada pelo Jeep Renegade e Compass, embora a Alfa Romeo note que a suspensão (configuração MacPherson totalmente independente), direção (proporção 13.6:1) e arquitetura eletrônica são todas novas. O SUV tem 4,53 metros de comprimento, 1,84 m de largura e 1,6 metros de largura, o que o torna semelhante em porte a um BMW X1.
Por dentro, o Tonale é fortemente orientado para o motorista, com destaque para o painel de instrumentos "telescópico" de 12,3 polegadas, volante compacto com formato esportivo, pedais de alumínio e tela principal de 10,25" sensível ao toque. Há também o novo seletor de modo DNA no console central, que permite ao motorista alternar entre três modos de condução: Advanced Efficiency (totalmente elétrica), Natural (híbrido) e Dual Power/Dynamic (desempenho máximo).
Sim, há um modo totalmente elétrico porque o Tonale é o primeiro Alfa Romeo a ser equipado com um trem de força híbrido plug-in com tração integral de série. Alia um motor a gasolina MultiAir 4-cilindros turbo com um gerador de alta tensão (BSG), transmissão automática de seis velocidades, um motor elétrico de 90 kW (120 cv) no eixo traseiro e bateria de íons de lítio de 15,5 kWh (exclusiva da Alfa Romeo).
A potência total do sistema é de 275 cavalos, mas o mais importante, o alcance totalmente elétrico é estimado em 48 km.
A bateria é montada em posição baixa, ao longo da parte central do veículo, ajudando o Tonale PHEV a alcançar a distribuição de peso 52/48 e "nível incomparável de tração e prazer de condução". Uma carga completa da bateria leva cerca de 2,5 horas ao usar um carregador de nível 2 de 240 volts.
Esta versão híbrida plug-in será lançada nos Estados Unidos e a Europa também terá duas variantes híbridas que combinam um motor a gasolina de 1,5 litros (com 128 cv ou 158 cv) com um motor elétrico de 48 volts avaliado em 15 kW (20 cv) e 5,6 kgfm de torque elétrico.
Em outra novidade para a Alfa Romeo (e a indústria), a Tonale lança a tecnologia NFT (non-fungible token), com cada unidade do veículo produzido possuindo um certificado digital NFT. O NFT registrará os dados do veículo, gerando um certificado que pode ser usado para comprovar o histórico de quilometragem e manutenção do carro.
O Tonale também possui a última iteração da tecnologia Uconnect 5 in-car que oferece Apple CarPlay e Android Auto sem fio, capacidades de atualizações remotas com o Alfa Connect, Amazon Alexa incorporado e muito mais.
Quando se trata de Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS), o Alfa Romeo Tonale 2023 oferece condução semiautônoma de nível 2 com assistente de congestionamento, que funciona com sistemas como o controle de cruzeiro adaptativo, reconhecimento de sinais de trânsito, assistente inteligente de velocidade, entre outros.
O Alfa Romeo Tonale será construído na fábrica de Stellantis Pomigliano d'Arco, na Itália, em uma linha de produção modernizada. Os clientes dos EUA poderão fazer pedidos no quarto trimestre de 2022, com entregas a serem iniciadas no primeiro trimestre de 2023.
Fonte: Alfa Romeo
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Alfa Romeo Milano quer ser campeão de vendas e inicia era EV da marca
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Novo Alfa Romeo Giulia renascerá como SUV elétrico de até 1.000 cv
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Alfa Romeo quer que o design dos carros elétricos seja "padronizado"
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Stellantis prioriza futuro elétrico com investimento de US$ 35 bi