Fábrica de carros elétricos da Chery na Argentina está confirmada
A Câmara Argentina-Chinesa de Produção, Indústria e Comércio anunciou que serão produzidas 50.000 unidades por ano
A diretora executiva da Argenchina, a Câmara Argentina-Chinesa de Produção, Indústria e Comércio, Alejandra Conconi, confirmou que a Chery será instalada na província de Santa Fé para produzir carros elétricos, de acordo com uma reportagem do jornal local El Litoral, que confirma o anúncio antes da visita do presidente Alberto Fernández à China.
O último antecedente desta confirmação foi feito por Vaca Narvaja, embaixador argentino na China, que declarou que a Chery construiria uma fábrica de carros zero emissões na Argentina e seria instalada em Santa Fé com anúncio a ser realizado no âmbito da viagem do presidente.
A localização exata permanece reservada e dependerá das negociações do Governador Omar Perotti com os municípios locais. As declarações do Presidente da Nação também devem expandir as informações. Por sua vez, Conconi afirmou em entrevistas de rádio que:
"Há muitas conversas com o governador Perotti para que isso seja feito na província de Santa Fé ... Sempre por trás desses grandes investimentos há licitação. Entre municípios e províncias que querem ser o destinatário."
Segundo o diretor executivo da Argenchina, "o financiamento está lá e há grandes possibilidades de que ele irá escalar para 50 mil carros elétricos por ano a serem produzidos na Argentina". O projeto se concentraria em um carro de quatro lugares, que certamente será maior do que o mais recente Chery QQ Ice Cream.
Esta não é a primeira vez que a Chery anuncia sua intenção de produzir modelos elétricos na Argentina. Desta vez, as promessas parecem ser mais concretas apoiadas por diversos fatores, como o tratamento da chamada Lei da Eletromobilidade, que promoveria a eliminação de veículos a combustão no país até 2041 e incentivaria o desenvolvimento e a produção de modelos elétricos no país. Por outro lado, veículos a combustão que utilizam biodiesel e etanol também serão contemplados.
A Argentina não só tem potencial como produtora de unidades finalizadas, como também há um potencial em lítio para baterias, sendo os dois últimos projetos anunciados em fevereiro de 2022 com investimentos de 480 milhões de dólares em duas usinas que seriam construídas em Salta e Catamarca.
Uma vez em funcionamento, a futura fábrica de carros elétricos da Chery no país vizinho poderia abastecer o Brasil, entre outros mercados, considerando que a marca chinesa já trabalha para lançar seu primeiro carro elétrico por aqui neste ano, provavelmente o Chery eQ1. No entanto, ainda não está oficializado qual modelo será produzido pelos hermanos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chery inaugura 1ª linha de produção de baterias sólidas em larga escala
Novo chassi para EVs: teste de impacto a 120 km/h e 1.000 km de alcance
Chery apresenta bateria que recupera 400 km de alcance em 5 minutos
Carros elétricos mais buscados no Brasil: Porsche Taycan lidera ranking
Novo Chery Tiggo 9 PHEV, já registrado no Brasil, tem início de vendas na China
2025 será o ano-chave para as baterias sólidas nos carros elétricos
BYD e Chery: conversas avançadas para fábricas de carros elétricos na Turquia