A indústria automotiva está mudando. Quem poderia imaginar há alguns anos que a Ferrari produziria um modelo 100% elétrico? Ninguém, e nós também não. No entanto, o tradicionalíssimo fabricante italiano confirmou a chegada de um carro movido a bateria já em 2025.
No entanto, a Ferrari não deu detalhes sobre o seu carro elétrico. Mas graças a uma patente registrada em junho de 2019 no USPTO (Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos), descobrimos a parte inferior de um futuro carro esportivo elétrico ou híbrido da marca Ferrari.
Como essas imagens mostram, a Ferrari removeu o motor de combustão colocado na posição central traseira. Para que seu veículo elétrico forneça as mesmas sensações que um modelo V8 ou V12, o motor central dá lugar a uma bateria enorme formando um único bloco. Isto está conectado a várias outras baterias menores colocadas sob o assoalho. Algumas chegam a ficar sob os assentos.
Pode-se pensar que em um modelo híbrido, a bateria atrás dos bancos seria substituída por um motor de combustão interna. No entanto, a patente revela o contrário. Este bloco está aqui para ficar, mesmo em um modelo híbrido. Na verdade, aprendemos que se este carro fosse híbrido, então o motor de combustão seria alojado atrás da bateria, ou então, na frente.
Você também notará que a parte traseira está ligeiramente inclinada para cima. Isso não é trivial, pois de acordo com a Ferrari, aumenta o downforce do carro por um lado, e cria aberturas para dissipar melhor o calor da bateria, por outro lado. Finalmente, se as células da bateria localizadas na frente forem cilíndricas, a patente afirma que a bateria traseira pode receber células cilíndricas, prismáticas ou de bolso.
Infelizmente, esta patente não menciona a potência total desenvolvida pelos motores elétricos, a capacidade das baterias ou a autonomia do veículo. Saberemos de tudo isso em breve.
Fonte: The Drive
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ferrari elétrica deve estrear no final de 2025: "com tudo pronto"
Zeekr 7x: versão internacional do SUV elétrico é flagrada sem camuflagens
Ferrari elétrica é flagrada pela primeira vez com jeito de SUV
Teste BYD Yuan Pro: honesto como SUV elétrico urbano, mas há ressalvas
Ferrari elétrica está próxima e dará tanto lucro quanto modelos a combustão
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
Enel X e Ferrari fazem parceria para montar usina fotovoltaica de 1 MW