Se preparando para o aumento da demanda por estações de recarga para carros elétricos no Brasil, vários players do segmento anunciam novos investimentos e parcerias. E agora é a vez da Ecovagas, rede de carregamento criada pela Estapar e EnelX, que assinou um acordo com a Zletric, empresa especializada em energia para recarga, para combinar as suas estruturas, formando uma única empresa.

Esse acordo tem como objetivo ampliar a infraestrutura de carregamento no país, atendendo aos locais onde o usuário pode estacionar seu carro, seja em estacionamentos localizados em aeroportos, prédios comerciais, shopping centers, arenas e hospitais, por exemplo, ou na esfera residencial, com soluções e tecnologia para condomínios em diferentes localidades.

Volvo - recarga

A Ecovagas possui mais de 200 pontos de recarga instalados em 29 cidades e em 13 estados. Até o fechamento do negócio, essa rede combinada passará a oferecer imediatamente 500 pontos. A expectativa é de que, até o fim de 2022, estejam disponíveis até 1.000 ponto de recarga, considerando frotistas, montadoras, locadoras e gestoras, além de consumidores finais.  

“A recarga dos veículos elétricos será uma quebra de paradigma, pois não será feito em locais de passagem, como acontece com os postos de combustíveis hoje. As pessoas otimizarão seu tempo carregando seus veículos enquanto estacionados, simultaneamente fazendo outras atividades diárias ou em suas residências”, explica André Iasi, CEO da Estapar, controladora da Ecovagas.

Essa fusão deve consolidar esta parceria como o principal player do segmento e grande facilitador do ecossistema de eletromobilidade no país. A união das empresas leva em conta que a Ecovagas, focada no segmento semipúblico, reúne os melhores pontos de estacionamento da Estapar, com sua alta recorrência de uso, e a Enel X, que possui experiência internacional nesta área. Já a Zletric, com sua agilidade de startup, está focada em tecnologia para a operação, com presença importante no segmento residencial.

“A base de clientes da Estapar e seus parceiros é fundamental para alimentar o mercado, pois a recorrência física dos clientes nos estacionamentos é enorme, da mesma forma que no uso dos aplicativos da companhia também, portanto, será de grande valia usar essas ferramentas para captar novos usuários”, afirma Pedro Schaan, CEO da Zletric.

Peugeot 208 elétrico (208 e-GT)

Grandes nomes do mercado já possuem acordos com as empresas: Volvo, Stellantis (conglomerado de marcas como Fiat, Peugeot, Citroën, Jeep, entre outras), Nissan e Movida são exemplos.

A Ecovagas oferece o gerenciamento da instalação dos carregadores elétricos, manutenção de toda a rede, energia e software de gestão real time. Por meio do aplicativo Vaga Inteligente, o consumidor poderá, em tempo real, visualizar os pontos de carregamento disponíveis em seu smartphone e dirigir-se até o local mais próximo para recarregar seu veículo em poucos minutos. 

A partir de agora, com o crescimento mais acelerado do mercado de veículos elétricos, haverá mais movimentos como esse, onde as empresas criam operações de maior escala. Recentemente, a startup Tupinambá fechou uma parceria com a gigante Raízen, joint venture de energia e combustíveis formada pela Shell e Cosan.