Toyota explora câmbio manual com embreagem para carros elétricos
A patente parece mostrar um carro elétrico com trocas manuais, mas que também pode ser dirigido no modo automático
Várias montadoras tentaram equipar veículos elétricos com transmissões multimarchas, mas praticamente nenhum chegou à produção. Os únicos à venda atualmente são o Porsche Taycan e o Audi E-Tron GT, mas parece que a Toyota também está explorando a possibilidade, como foi revelado pelas patentes registradas pela montadora.
Parece que a Toyota quer ir além e implementar uma solução que para nós não parece ser diferente do que você tem quando converte um veículo a combustão em elétrico, mas mantendo a caixa de câmbio. Normalmente, essas conversões de carros elétricos são deixadas apenas em uma única marcha (terceira ou quarta, dependendo da especificação do motor e RPMs máximas), então você não precisa usar a embreagem porque realmente não tem que trocar de marcha.
Os desenhos e diagramas de patentes da Toyota podem parecer um pouco assustadores e complicados de entender à primeira vista, mas essa é a versão realmente simples do que o fabricante parece querer fazer. O princípio de trabalho para o sistema conta com um controlador especial que altera o torque do motor elétrico, a fim de deixá-lo mais parecido com um carro a gasolina.
Ele parece mencionar um verdadeiro pedal de embreagem que o motorista vai pressionar a fim de trocar de marcha movendo um câmbio físico, embora o texto se refira a estes como "pseudo-câmbio" e "pedal de pseudo-embreagem", sugerindo o fato de que eles não são essenciais e que seu papel é reproduzir a sensação e a diversão de uma transmissão manual em um veículo que não precisa dela.
De acordo com uma das patentes:
O controlador do veículo elétrico é configurado para controlar o torque do motor elétrico usando um modelo baseado em câmbio manual com base na intensidade de operação do pedal do acelerador, a intensidade do pedal da pseudo-embreagem e a posição de deslocamento do pseudo-calibrador usado pela operação do atuador da força de reação.
O controlador é configurado para armazenar a característica da força de reação de deslocamento simulando a característica dessa força de acordo com a operação do acionador de deslocamento. Em seguida, o controlador é configurado para dosar a entrega da força de reação de deslocamento pelo gerador de acordo com a operação do pseudo-calibrador, usando o perfil força de reação de deslocamento armazenada.
Tentando decifrar a redação complicada, isso soa como se o chamado pseudo-câmbio se movesse fisicamente, assim como acontece, digamos, com um Mazda MX-5, onde cada movimento do acelerador faz o câmbio se mover e reagir de forma diferente (adicionando a diversão e o perfil do carro). Isso nos leva a crer que a Toyota pode querer usar este pseudo-câmbio em um futuro carro elétrico esportivo; O presidente da empresa, Akio Toyoda, é um entusiasta e um piloto atento e prometeu adicionar modelos mais emocionantes à linha da Toyota.
Fonte: BZ Forums
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