Enquanto o mercado de veículos elétricos está se ampliando, a indústria de produção de baterias segue crescendo exponencialmente e várias empresas estão agora estabelecidas e confirmadas como líderes nesse segmento promissor e vital para a mobilidade elétrica.
De acordo com um estudo da empresa sul-coreana SNE Research, e, sem surpresa, a gigante global chinesa Contempory Amperex Technology Co Ltd., mais conhecida como CATL, parceira das maiores montadoras de automóveis (Tesla, Volkswagen, PSA, Toyota, Honda, BMW, entre outras), continua sendo a maior fabricante de baterias do mundo, com uma participação de 32,6% do mercado global de baterias de íons de lítio para veículos elétricos no ano fiscal de 2021, e uma capacidade instalada de 60,2 GWh.
O segundo maior produtor mundial é a LG Energy Solution da Coreia do Sul, com 20,3% de participação de mercado, e uma capacidade instalada de 60,2 GWh, à frente da japonesa Panasonic, com participação de mercado de 12,2% e capacidade instalada de 36,1 GWh.
A BYD, outra empresa chinesa – que se distingue por ser a única deste seleto grupo a produzir veículos elétricos – está em quarto lugar neste ranking (8,8%), enquanto a sul-coreana SK On completa o top 5 (5,6%).
Como podemos ver, o mercado para a produção de baterias para veículos elétricos permanece em grande parte sob o domínio de empresas asiáticas. Na Europa, os fabricantes estão tentando reduzir sua dependência do continente asiático, e até mesmo esperam alcançar a autonomia de produção em termos de baterias a longo prazo.
Os projetos da fábrica de baterias se multiplicaram nos últimos meses, como as duas giga-fábricas anunciadas pela Renault e que devem ver a luz do dia na França. Se o grupo Stellantis também lançou dois projetos de fábrica de baterias, são os fabricantes alemães que estão avançando mais neste jogo.
O Grupo Volkswagen, em particular, pretende construir seis fábricas até 2030, e que é o principal parceiro da empresa Northvolt, dos quais dois projetos de giga-fábricas, localizados na Suécia, já estão bem avançados.
De acordo com o relatório da SNE Research, as instalações globais de baterias para veículos elétricos dobraram em 2021 em relação ao ano anterior, atingindo 296,8 GWh de capacidade total.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia EV3: sucesso de vendas e expectativa de produção no México
Geely promove reestruturação: Zeekr assumirá o controle da Lynk & Co
Zeekr inicia produção de minivan elétrica antes da estreia oficial
Chery inaugura 1ª linha de produção de baterias sólidas em larga escala
Volkswagen pausa produção do ID.4 por falha em travas eletrônicas das portas
Hyundai Ioniq 9 é o primeiro SUV elétrico de 7 lugares da marca; veja fotos
Stellantis pausa produção do Fiat 500e por baixa demanda