Enquanto o mercado de veículos elétricos está se ampliando, a indústria de produção de baterias segue crescendo exponencialmente e várias empresas estão agora estabelecidas e confirmadas como líderes nesse segmento promissor e vital para a mobilidade elétrica.
De acordo com um estudo da empresa sul-coreana SNE Research, e, sem surpresa, a gigante global chinesa Contempory Amperex Technology Co Ltd., mais conhecida como CATL, parceira das maiores montadoras de automóveis (Tesla, Volkswagen, PSA, Toyota, Honda, BMW, entre outras), continua sendo a maior fabricante de baterias do mundo, com uma participação de 32,6% do mercado global de baterias de íons de lítio para veículos elétricos no ano fiscal de 2021, e uma capacidade instalada de 60,2 GWh.
O segundo maior produtor mundial é a LG Energy Solution da Coreia do Sul, com 20,3% de participação de mercado, e uma capacidade instalada de 60,2 GWh, à frente da japonesa Panasonic, com participação de mercado de 12,2% e capacidade instalada de 36,1 GWh.
A BYD, outra empresa chinesa – que se distingue por ser a única deste seleto grupo a produzir veículos elétricos – está em quarto lugar neste ranking (8,8%), enquanto a sul-coreana SK On completa o top 5 (5,6%).
Como podemos ver, o mercado para a produção de baterias para veículos elétricos permanece em grande parte sob o domínio de empresas asiáticas. Na Europa, os fabricantes estão tentando reduzir sua dependência do continente asiático, e até mesmo esperam alcançar a autonomia de produção em termos de baterias a longo prazo.
Os projetos da fábrica de baterias se multiplicaram nos últimos meses, como as duas giga-fábricas anunciadas pela Renault e que devem ver a luz do dia na França. Se o grupo Stellantis também lançou dois projetos de fábrica de baterias, são os fabricantes alemães que estão avançando mais neste jogo.
O Grupo Volkswagen, em particular, pretende construir seis fábricas até 2030, e que é o principal parceiro da empresa Northvolt, dos quais dois projetos de giga-fábricas, localizados na Suécia, já estão bem avançados.
De acordo com o relatório da SNE Research, as instalações globais de baterias para veículos elétricos dobraram em 2021 em relação ao ano anterior, atingindo 296,8 GWh de capacidade total.
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