Poucos dias após o início da pré-produção, o Volkswagen ID. Buzz, ou a 'Kombi elétrica', está fazendo um tour pela Europa. Uma unidade camuflada da van elétrica saiu da fábrica de Hannover, na Alemanha, e passou pelas cidades de Barcelona (Espanha), Londres (Inglaterra), Paris (França) e Amsterdã (Holanda).

Após um evento reservado no começo deste mês na Espanha, a primeira aparição oficial ao público está marcada para o dia 11 de março, nos Estados Unidos. Antes disso, no entanto, a World Première ocorrerá no dia 9 de março, direto da cidade de Hamburgo (Alemanha).

Segundo informado pela Volkswagen, a estreia do aguardado veículo elétrico irá acontecer durante a edição 2022 do SXSW (South by Southwest® Conference & Festivals), sediada na cidade de Austin, Texas.

Volkswagen ID. Buzz - Europa
Volkswagen ID. Buzz - Europa
Volkswagen ID. Buzz - Europa

Para comemorar os primeiros quilômetros rodados da Kombi elétrica, a Volkswagen irá promover os chamados “Buzz Stops”, espalhados em alguns pontos da cidade de Austin. Durante a conferência SXSW, o ID. BUZZ estará presente em pontos próximos ao Austin Convention Center, fornecendo informações e entretenimento aos visitantes.

“Estamos ansiosos para mostrar novas ideias e tecnologias, compartilhando nossa visão para uma nova era de mobilidade. Sem emissões, digital, conectado. Estou confiante de que nosso modelo mais emocional da linha de veículos elétricos da Volkswagen ganhará muitos corações e mentes em um dos principais festivais de tecnologia do mundo!”, comenta o CEO da marca Volkswagen, Ralf Brandstätter.

Com visual que remete ao DNA da clássica Kombi, o ID. Buzz é montado sobre a plataforma modular elétrica da Volkswagen, a MEB, a mesma que sustenta outros carros elétricos como o ID.3, ID.4 e ID.5. Ainda não temos as especificações da versão de produção, mas tudo indica que o ID Buzz será o primeiro veículo elétrico da marca a ser equipado com a bateria de 111 kWh, a de maior capacidade para esta arquitetura até o momento. 

Dependendo do mercado, o ID. Buzz estará disponível em versões de passageiros e/ou de carga. Assim como os modelos compactos baseados na MEB, a Kombi elétrica está fortemente cotada para o Brasil.