A espera pelo sucessor da icônica Volkswagen Kombi está quase no fim, já que a montadora alemã iniciou a pré-produção da van totalmente elétrica ID. Buzz em sua fábrica de Hanover, na Alemanha.

A empresa alemã fez o anúncio através de um vídeo teaser postado em suas redes sociais mostrando dois veículos de pré-produção saindo da linha de montagem. A VW diz ainda que sediará um evento com uma "unidade camuflada" para jornalistas na próxima semana em Barcelona com estes veículos de pré-produção.

Olhando atentamente para as vans elétricas apresentadas no vídeo, você notará que uma tem portas traseiras deslizantes em ambos os lados, enquanto a outra tem uma porta deslizante apenas no lado direito. Isso provavelmente sugere a VW mostrando o ID. Buzz em diferentes configurações para a imprensa avaliar.

 

O evento "covered drive" que a Volkswagen está anunciando precederá a revelação oficial do ID. Buzz que acontecerá em menos de um mês. Em 6 de janeiro, a VW confirmou a revelação do ID. Buzz para 9 de março.

Pouco se sabe sobre o ID. Buzz — pode até não ser chamado assim quando as vendas começam — além do fato de ser baseado na plataforma MEB do Grupo Volkswagen. De acordo com a maioria das reportagens, o ID. Buzz provavelmente se tornará o primeiro modelo a obter a maior bateria disponível para esta plataforma de veículo elétrico, com capacidade de 111 kWh.

Uma matéria de julho de 2021 da Automotive News afirmou que a VW está planejando uma versão de passageiros e carga para a Europa e outra versão de passageiros para os Estados Unidos, com esta última vindo exclusivamente como um modelo de entre-eixos longo. 

Até agora, a VW só confirmou a fábrica de Hanover na Alemanha como o local de produção do ID. Buzz e ID. Buzz Cargo, bem como a versão campista ID California. O lançamento do mercado europeu está previsto para o terceiro trimestre de 2022, com entregas do modelo norte-americano a seguir em 2023 - o ID. Buzz também está cotado para o Brasil.