page ad skin

É mais fácil comprar um Kia EV6 do que um Hyundai Ioniq 5

As concessionárias norte-americanas da Kia estão mais preparadas para a era elétrica do que as da Hyundai

Kia EV6

O Kia EV6 e o Hyundai Ioniq 5 são dois dos carros elétricos mais quentes à venda no momento. Ambos oferecem várias opções de versões, muita tecnologia e visual distinto. No entanto, por baixo, o EV6 e o Ioniq 5 são os mesmos, com ambos sendo baseados na plataforma E-GMP projetada especificamente para VEs.

No entanto, se você está nos Estados Unidos, é muito mais fácil colocar as mãos em um EV6 em comparação com um Ioniq 5. Simplificando, os revendedores da Kia nos EUA estão muito mais preparados para vender veículos elétricos do que os da Hyundai. Dos 775 revendedores Kia dos EUA, 725 estão autorizados a vender VEs.

Isso graças, em parte, à Kia distribuindo US$ 12.500 (R$ 62.500) para cada concessionária que se interessa em instalar uma infraestrutura de carregamento, adquirir ferramentas relacionadas aos veículos elétricos e treinar funcionários em carros elétricos.

Kia EV6
Kia EV6
Interior Kia EV6 2022

A Hyundai, por outro lado, está muito mais atrasada. O Ioniq 5 tem "disponibilidade extremamente limitada", sendo vendido em apenas 19 estados inicialmente. Como referência, o EV6 é vendido em todos os estados desde o lançamento. Pior ainda, nem todas as concessionárias da Hyundai nesses 19 estados estão habilitadas para vender carros elétricos. Para obter certificação, os revendedores precisam de carregadores voltados para o público, no mínimo de um vendedor qualificado de VEs, telas e sinalização adequados, capacidade de serviço, treinamento técnico e ferramentas relacionadas.

A Kia também está mais preparada do que a Hyundai graças ao Soul EV, que chegou pela primeira vez aos EUA em 2014. Em contrapartida, a Hyundai só vende carros elétricos nos EUA desde 2017, quando o Ioniq Electric desembarcou pela primeira vez. Os revendedores da Kia também estão cientes do "projeto EV6" desde outubro de 2016, de acordo com o gerente de planejamento e estratégia de longo alcance da marca, Steve Kosowski. Isso deu muito tempo para se preparar, com a Kia ciente de que os EUA amantes do crossover sempre seriam um grande mercado para o EV6.

2022 Hyundai Ioniq 5
Hyundai Ioniq 5
Hyundai Ioniq 5

A Kia reconhece que a demanda pelo EV6, e os carros elétricos em geral, são maiores do que o esperado inicialmente. Kosowski tinha o seguinte a dizer (via Green Car Reports):

"Chegamos a acreditar que a demanda do mercado ou a aceitação do mercado de EVs provavelmente serão mais rápidas, e talvez mais agressivas, do que algumas pessoas pensavam inicialmente. Estamos vendo e não é universal; não acontece em todo o cenário.

Em uma pesquisa recente, a Kia descobriu que um quarto dos compradores estão planejando que seu próximo carro seja um veículo elétrico. Enquanto isso, menos de 10% dos atuais proprietários de veículos elétricos voltariam para um veículo a combustão ou híbrido. 

Tudo isso nos Estados Unidos, onde os dois modelos são vendidos. Já no Brasil, a Hyundai ainda não fez nenhum anúncio sobre a vinda do Hyundai Ioniq 5, mas a Kia já testa o Kia EV6, que será lançado em breve por aqui para inaugurar a nova fase de eletrificação da marca.