Kia Niro elétrico, que pode vir ao Brasil, tem detalhes revelados
SUV elétrico cotado para o Brasil tem autonomia de 463 km; versão híbrida plug-in também teve dados divulgados
Revelado no final de 2021, o novo Kia Niro ainda não teve todas as especificações reveladas, especialmente da versão totalmente elétrica. Mas nesta semana a divisão sueca da Kia adiantou mais detalhes do Niro elétrico e também do híbrido plug-in, o primeiro cotado para o Brasil e o segundo com lançamento confirmado por aqui.
Entre os dados divulgados, a autonomia do SUV elétrico mostrou um ligeiro avanço na comparação com o modelo de geração anterior. Segundo a divisão sueca, o Niro EV promete 463 km de alcance com uma carga. No entanto, esse é o dado da montadora e o número final homologado pelo ciclo WLTP pode variar um pouco.
Trata-se de um pequeno ganho de 8 km sobre a autonomia do Niro de geração anterior, mas se aproxima de outros modelos do grupo coreano, como o Hyundai Ioniq 5, que está homologado para 481 km de alcance em sua versão mais eficiente.
Segundo os dados publicados pela Kia, o sistema de propulsão é o mesmo do antecessor, com dados idênticos em termos de potência e capacidade da bateria. No caso, um motor elétrico de 150 kW (204 cv) na versão mais potente e uma bateria com 64,8 kWh.
Além de liberar alguns dados do Niro totalmente elétrico, a Kia também revelou especificações da versão híbrida plug-in, que, por sua vez, obteve números melhores na comparação com o modelo da geração anterior.
O Kia Niro PHEV mantém o motor 1.6 litro associado a um motor elétrico, que aumenta sua potência para 62 kW (80 cv) para uma potência combinada do sistema híbrido de 183 cv.
Outro avanço foi na capacidade da bateria, que passou de 8,9 kWh para 11,1 kWh, o que permite ao Niro de nova geração percorrer 60 km no modo totalmente elétrico (números pendentes de homologação pelo ciclo WLTP).
Kia Niro no Brasil
Prometido há muito tempo para o Brasil, o Kia Niro sofreu um novo atraso por conta do lançamento desta nova geração. De acordo com o presidente da marca no país, José Luiz Gandini, o SUV híbrido previsto para janeiro deve levar mais alguns meses, mas ao menos virá ao país na versão atualizada.
Além do Niro híbrido, unidades da versão 100% elétrica já foram embarcadas para o país, que também pode ser lançada por aqui, a depender da aprovação da marca.
A ofensiva de eletrificação da Kia também contará com a vinda do totalmente elétrico Kia EV6, que inclusive já possui unidades no país para o processo de homologação e deve ser lançado em breve.
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