Finalmente podemos conhecer as primeiras especificações do Volkswagen ID. Buzz, a tão aguardada Kombi elétrica, que terá sua estreia mundial em 9 de março de 2022.
Este novo modelo da família ID. será lançado em duas versões: ID Buzz para passageiros com 5 lugares e uma variante de carga chamada ID. Buzz Cargo com três assentos na frente.
A produção de ambos os modelos terá início no primeiro semestre de 2022 na fábrica da Volkswagen Commercial Vehicles em Hannover, Alemanha, antes do lançamento do mercado na Europa em setembro.
Atualmente, unidades de pré-produção estão circulando pela Europa, visitando Barcelona, Paris, Londres, Amsterdã, Copenhague, Hamburgo e Hannover. Alguns exemplares também foram vistos na Noruega.
O Volkswagen ID. Buzz é baseado na plataforma modular elétrica (MEB) do Grupo Volkswagen, o que significa que ele basicamente compartilhará especificações com outros modelos da linha ID como o ID.3, ID.4, ID.5 e ID.6.
A versão inicial do veículo, com distância entre-eixos de 2.988 mm, será equipada com uma bateria de 82 kWh (capacidade líquida de 77 kWh). O fabricante ainda não revelou qual será a autonomia estimada, mas podemos supor que será menor que o ID.4 com a mesma capacidade da bateria, ou seja, provavelmente abaixo dos 500 km.
Assim como muitos outros modelos da linha ID, o ID. Buzz será alimentado por um motor elétrico de 150 kW (204 cv) integrado ao eixo traseiro. Podemos presumir que é um motor de ímã permanente, como nos outros casos.
A capacidade da bateria da versão conceito em 2017 era de 111 kWh para uma autonomia da EPA de 434 km. Com motor duplo, sistema de tração integral (275 kW), o veículo também prometia acelerar de 0 a 96 km/h em 5 segundos.
Os preços ainda não foram divulgados. De acordo com o Automotive News, o preço será semelhante ao da van T6, o que significa que deve ficar abaixo de 60.000 ou 50.000 euros (R$ 288.000) após incentivos na Alemanha.
Uma vez lançada, a linha ID. Buzz será ampliada com mais versões, incluindo uma com distância entre-eixos mais longa, que tem lançamento previsto para 2023 (será a primeira versão disponível nos EUA).
Assim como os outros modelos da linha ID, o ID. Buzz é um modelo fortemente cotado para o Brasil. Diferentemente do mercado norte-americano, a Kombi elétrica poderia ter as duas variantes lançadas por aqui.
O lançamento global do Volkswagen ID. Buzz em 2022 acontecerá por volta do 50º aniversário da estreia de um protótipo T2 totalmente elétrico, exibido em 1972 na Feira de Hannover.
Ele estava equipado com um motor elétrico montado na traseira, mas as baterias de chumbo-ácido permitiram que ele rodasse apenas 85 km. A Volkswagen disse que esse sonho de 50 anos agora pode se tornar realidade:
"Mas mesmo em 1972, nasceu o sonho de uma kombi sem emissões de escapamento. E agora, em 2022, está se tornando uma realidade prática."
Volkswagen ID. Buzz
Volkswagen ID. Buzz Cargo
Especificações gerais
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW ID.Buzz é vendida por R$ 800 mil em importação independente
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
Avaliação VW ID.Buzz: A faca, queijo, prato e tudo mais nas mãos
Metade de todos os carros elétricos do mundo são feitos na China
Volkswagen ID.Buzz GTX: versão de 340 cv é a Kombi mais potente da história
Brasil lança plano nacional para impulsionar ônibus elétricos
Kombi elétrica de 1972 é avó da VW ID.Buzz e tinha troca até de bateria