A Tesla começou a oferecer carregamento para carros elétricos em sua rede Supercharger de forma gratuita para pessoas que estão fugindo da Ucrânia após a invasão da Rússia ao país do leste europeu.
A montadora liberou os carregadores instalados ao redor da fronteira em países vizinhos como Polônia, Eslováquia e Hungria para facilitar a locomoção dos refugiados que conseguem sair do país de carro. Essa iniciativa tem sido adotada pela Tela em situações de desastres naturais, como os furacões que acontecem nos Estados Unidos, mas pela primeira vez em uma guerra.
Por meio de um e-mail encaminhado para proprietários locais, a Tesla anunciou que está liberando várias estações de carregamento Supercharger perto das fronteiras ucranianas com esses países que podem ser usadas para recarregar tanto veículos Tesla como de qualquer outra marca.
Veja o comunicado abaixo:
Recarga gratuita em partes da Polônia, Eslováquia e Hungria.
A partir de segunda-feira, estamos temporariamente permitindo supercarregamento gratuito para veículos Tesla e não-Tesla em locais em áreas impactadas pela recente situação na Ucrânia. Começando com:
- Trzebownisko (Polônia)
- Košice (Eslováquia)
- Miskolc (Hungria)
- Debrecen (Hungria)
Esperamos que isso ajude a lhe dar a paz de espírito para chegar a um local seguro. Como sempre toque em qualquer site na tela sensível ao toque do seu carro para ver os preços atuais. Viagens seguras.
A Tesla ainda estava se preparando para atuar de forma oficial na Ucrânia. No entanto, muitos proprietários ucranianos importaram modelos da Tesla, chegando, inclusive, a fazer um apelo para que Elon Musk entrasse no mercado local.
Em outra iniciativa recente para ajudar a Ucrânia em meio a invasão russa, Elon Musk disponibilizou ao país equipamentos para acessar a rede de satélites Starlink e ter acesso à internet de alta velocidade. Esse serviço da SpaceX é projetado com vistas principalmente às regiões remotas e com dificuldades de acesso.
Fonte: Electrek
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Brasil lança plano nacional para impulsionar ônibus elétricos
Teste BYD Yuan Pro: honesto como SUV elétrico urbano, mas há ressalvas
Frota de táxis de Oslo, a capital da Noruega, passa a ser 100% elétrica
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
Mobilidade elétrica no Brasil: crescimento, investimentos e futuro promissor
Metade de todos os carros elétricos do mundo são feitos na China
Citroën Ami reestilizado ganha cara nova e fica mais descolado