A Polestar, marca de carros elétricos dedicados de desempenho da Volvo, revelou seu segundo carro conceito, o belo conversível Polestar O2 Concept.
Em uma missão autoproclamada de redefinir os roadsters esportivos para a era elétrica — embora seu layout de 2+2 assentos não qualifique o O2 como um roadster - o conceito mostra a visão da Polestar de carro aberto para uma experiência de condução emocionante, com os benefícios adicionais da mobilidade elétrica.
Compartilhando muitos elementos de design com o Polestar Precept (incluindo extremidades dianteiras e traseiras similares e um painel idêntico), o O2 também é construído sobre uma plataforma feita em liga de alumínio - uma versão sob medida da que será usada no elétrico topo de linha Polestar 5. A empresa diz que os benefícios inerentes a essa arquitetura são amplo controle da carroceria, alta rigidez e dinâmica intuitiva.
A dinâmica de condução é aprimorada graças aos pequenos ângulos de rolagem e intenso amortecimento, enquanto a sensação da direção é descrita como ágil, direta e linear.
"Polestar O2 é o carro herói da nossa marca. Abre a porta para nossa câmara secreta de potencial futuro. Isto é um gostinho do que podemos projetar e desenvolver com o talento e tecnologia que temos internamente. Parece incrível, e ser capaz de baixar o teto e não ouvir um motor promete uma sensação absurda."
Thomas Ingenlath, Polestar CEO
Isso significa que a Polestar irá produzi-lo? Infelizmente, a empresa não sugere nada disso, e considerando que já tem muitas novidades para os próximos anos — três novos modelos a serem lançados até 2025 — as chances de o O2 ver a luz do dia são muito pequenas.
Com esse conceito, a Polestar mostra como sua linguagem de design em evolução pode ser adaptada a diferentes estilos de carroceria com uma forte semelhança familiar. O conceito possui proporções clássicas de carros esportivos: carroceria baixa e larga com balanços curtíssimos, distância entre-eixos longa e design compacto de cabine 2+2, tudo exalando uma sensação moderna e elétrica.
O Polestar O2 também possui truques aerodinâmicos para maximizar o alcance, incluindo dutos integrados que melhoram o fluxo de ar sobre as rodas e as laterais da carroceria e lanternas que funcionam como lâminas de ar para reduzir a turbulência na parte de trás do carro.
No interior, um novo mono-material termoplástico é amplamente utilizado, enquanto o poliéster reciclado é o único material usado para todos os componentes macios da cabine: espuma, adesivo, fibras de malha 3D e laminação não tecido. A Polestar diz que isso simplifica a reciclagem e também reduz o peso e o desperdício.
Outra característica interessante é o drone cinematográfico autônomo integrado atrás dos bancos traseiros, que pode ser acionado enquanto o carro está em movimento. Ele pode seguir o carro a velocidades de até 90 km/h, com os clientes sendo capazes de editar vídeos e compartilhá-los diretamente da tela central de 15" quando o veículo está estacionado.
Fonte: Polestar
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Polestar: marca premium de carros elétricos chegará ao Brasil em 2025
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
BorgWarner: Motores para Xpeng e Vetorização de Torque para o Polestar 3
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Hertz está devolvendo 20.000 carros elétricos: o que está acontecendo?