Honda e Sony confirmaram nesta sexta-feira (4) o acordo para criar uma nova joint venture de veículos elétricos. As empresas japonesas anunciaram que a aliança irá desenvolver e produzir em conjunto veículos elétricos a bateria de "alto valor agregado" e vendê-los com os serviços de mobilidade que serão criados. 

Se aproveitando da experiência da Honda na produção de veículos e serviços de pós-venda e das habilidades da Sony em áreas como tecnologias de imagens, sensoriamento, telecomunicações, rede e entretenimento, os primeiros carros elétricos desta parceria têm previsão de chegar ao mercado em 2025.

Galeria: Sony Vision-S 02 SUV Concept

No entanto, o modelo de operação da joint venture não contará com uma fábrica própria. Na verdade, a Honda será a responsável pela montagem do veículo elétrico, enquanto que a Sony ficará a cargo da plataforma de serviços de mobilidade. 

"Embora a Sony e a Honda sejam empresas que compartilham muitas semelhanças históricas e culturais, nossas áreas de expertise tecnológica são muito diferentes. Por isso, acredito que essa aliança que reúne os pontos fortes de nossas duas empresas oferece grandes possibilidades para o futuro da mobilidade."

Toshihiro Mibe, Honda Motor Company CEO

Foi relatado que a nova empresa deve ser estabelecida ainda em 2022 após os ajustes finais sobre o acordo e as devidas aprovações regulatórias pertinentes a esse tipo de negócio. 

Essa parceria com a Sony é uma forma de a Honda expandir sua presença no mercado de carros elétricos, que atualmente é bem reduzida. Os planos da marca japonesa incluem o lançamento do Honda SUV E, uma versão elétrica do novo HR-V disponível em versões de 182 cv e 204 cv, com autonomia estimada de 450 km (WLTP) que deve chegar à Europa em 2023.

Além disso, existe a parceria com a GM para lançar o SUV elétrico Honda Prologue em mercados como os Estados Unidos a partir de 2024. Esse acordo também prevê outro SUV elétrico com plataforma GM e baterias Ultium desenvolvidas pela montadora norte-americana. 

Fonte: Honda