Conforme anunciado, a Volkswagen apresentou o novo ID. Buzz de forma oficial nesta quarta-feira (9). A versão definitiva da Kombi elétrica faz sua estreia global 50 anos após a marca alemã ter apresentado a primeira versão elétrica da van, um VW T2 com tração traseira e 85 km de alcance que fez sua estreia na Feira de Hannover, na Alemanha.
Medindo 4,71 metros de comprimento, o novo ID. Buzz é o maior modelo baseado na plataforma modular MEB, que dentro da Volkswagen também sustenta os modelos ID.3, ID.4, ID.5 e ID.6. A van elétrica possui ainda 1,937 metro de altura, 1,985 metro de largura e 2.988 metros de distância entre-eixos, um dos destaques.
Nesta apresentação, a Volkswagen mostrou o ID. Buzz por inteiro pela primeira vez, mas ainda não revelou todos os detalhes técnicos. Por enquanto, o que temos é que a Kombi elétrica inicialmente terá apenas uma versão de tração traseira com 150 kW (204 cv). A velocidade máxima é limitada a 145 km/h e o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h ainda não foi divulgado.
A bateria tem 77 kWh de capacidade, a maior opção de pacote dentro da linha ID, mas a autonomia ainda não foi revelada. Além disso, a recarga ficou mais rápida: até o momento a potência máxima era de 135 kW e o ID. Buzz estreia um sistema que suporta 170 kW. Segundo a Volkswagen, a bateria pode ser carregada de 5 a 80% em 30 minutos.
Outra novidade é que o ID. Buzz estreia a opção de carregamento bidirecional em um veículo MEB. Será um item de série para todos os modelos equipados com a bateria de 77 kWh, mas só estará disponível efetivamente quando a VW lançar a sua nova solução de carregamento, o que ocorrerá em breve.
Entre as características do ID. Buzz está o acesso feito por meio de duas portas deslizantes de série. Inicialmente, a van elétrica será oferecida em uma configuração de cinco lugares onde o assento traseiro pode ser rebatido (40:60) ou ajustado de forma longitudinal em 15 cm. O porta-malas pode comportar entre 1.121 litros e 2.205 litros, dependendo da configuração dos bancos.
No lançamento também estará disponível uma versão comercial para três ocupantes com uma parede fixa, mas que pode ser substituída por uma janela e uma abertura de carga. Nessa variante, haverá uma porta lateral corrediça e a capacidade de carga será de 3.900 litros, com carga útil de 650 quilos (peso bruto admissível de 3.000 kg).
Mas a linha será ampliada e no futuro chegarão ao mercado versões para seis ocupantes com três fileiras de assentos e porta deslizante no lado do passageiro. Também haverá um modelo para sete lugares e entre-eixos ampliado, novidades que chegarão ao mercado em 2023.
Por dentro, o ID. Buzz aposta em um painel com o visual minimalista já visto nos irmãos menores ID.3 e ID.4. Entre os diferenciais está o seletor de marchas em forma de alavanca na coluna de direção. A tela do sistema de informação e entretenimento tem 10" e fica na posição horizontal, sendo a tela de 12" opcional.
O ID. Buzz estará disponível com 11 opções de cores externas, incluindo 4 pinturas bicolores. As rodas de liga leve aro 18" são itens de série, mesmo para a versão comercial., ficando o enorme conjunto de 21" disponível como opcional para o modelo de passageiros.
Após esta primeira apresentação, a esperada Kombi elétrica será lançada no mercado europeu em meados do ano, mais precisamente em julho, quando todos os dados sobre versões, preços e opcionais serão revelados. Em 2023, o ID. Buzz chegará aos Estados Unidos e posteriormente também deve vir ao Brasil, tanto na versão de passageiros como de carga.
Especificações: ID. Buzz (cinco lugares)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW ID.Buzz é vendida por R$ 800 mil em importação independente
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Avaliação VW ID.Buzz: A faca, queijo, prato e tudo mais nas mãos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Volkswagen ID.Buzz GTX: versão de 340 cv é a Kombi mais potente da história
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Kombi elétrica de 1972 é avó da VW ID.Buzz e tinha troca até de bateria