page ad skin

Startup chinesa 'invade' a Europa com o sedã elétrico Xpeng P5

Xpeng Motors acelera sua expansão global e desembarca simultaneamente em 4 países da Europa com o seu modelo mais recente

XPeng P5

Acelerando a sua expansão global, a Xpeng Motors anunciou nesta sexta-feira (11) a abertura de reservas para o sedã elétrico Xpeng P5 simultaneamente em quatro países da Europa: Dinamarca, Noruega, Países Baixos e Suécia. 

Trata-se do primeiro modelo da startup chinesa de veículos elétricos a ser oferecido de forma simultânea em quatro mercados europeus e mostra as ambições globais da empresa. O processo de reserva do P5 é feito digitalmente e sem necessidade de depósito, tanto através dos sites oficiais da Xpeng em cada país, quanto por meio do aplicativo para smartphones desenvolvido pela empresa e lançado no início desta semana.

Galeria: XPeng P5

O Xpeng P5 é o segundo modelo da marca a chegar à Europa, depois do SUV compacto Xpeng G3. Mas o sedã elétrico vem com uma estratégia muito mais agressiva e com um potencial maior de vendas devido às suas características, preços e especificações técnicas. 

Junto com o anúncio de chegada do sedã elétrico, a Xpeng também tem planos ambiciosos para a expansão de sua rede de revendas no Velho Continente. Por enquanto, a loja padrão "de experiência" foi lançada apenas nos Países Baixos, mas nos próximos meses chegará a outros países da região. 

Lançado há pouco tempo na China, o Xpeng P5 mede 4,80 metros de comprimento e possui distância entre-eixos de 2,77 metros. Já o trem de força é composto pelo motor elétrico com 211 cv e 31,5 kgfm de torque que impulsiona o eixo dianteiro. O sedã elétrico acelera de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e atinge a velocidade máxima de 175 km/h - as baterias têm entre 55,9 e 71 kWh, fornecendo autonomia entre 420 e 540 km pelo ciclo WLTP. 

O interior é moderno e ostenta boa qualidade de construção. Os destaques ficam por conta das duas telas grandes (12,3" para o quadro de instrumentos e 15" para a central" com o sistema Xmart OS, comandos de voz, condução autônoma nível 2 e pacote completo de assistência ao motorista e segurança. 

Os preços oficiais para a Europa ainda não foram divulgados, mas na China ele custa o equivalente a algo entre US$ 24.500 e US$ 34.800, cerca de R$ 123.500 a R$ 175.100 em uma conversão direta. No Velho Continente certamente ficará um pouco mais caro que isso, mas ainda assim promete ser bem competitivo pelo que oferece.