Startup chinesa 'invade' a Europa com o sedã elétrico Xpeng P5
Xpeng Motors acelera sua expansão global e desembarca simultaneamente em 4 países da Europa com o seu modelo mais recente
Acelerando a sua expansão global, a Xpeng Motors anunciou nesta sexta-feira (11) a abertura de reservas para o sedã elétrico Xpeng P5 simultaneamente em quatro países da Europa: Dinamarca, Noruega, Países Baixos e Suécia.
Trata-se do primeiro modelo da startup chinesa de veículos elétricos a ser oferecido de forma simultânea em quatro mercados europeus e mostra as ambições globais da empresa. O processo de reserva do P5 é feito digitalmente e sem necessidade de depósito, tanto através dos sites oficiais da Xpeng em cada país, quanto por meio do aplicativo para smartphones desenvolvido pela empresa e lançado no início desta semana.
Galeria: XPeng P5
O Xpeng P5 é o segundo modelo da marca a chegar à Europa, depois do SUV compacto Xpeng G3. Mas o sedã elétrico vem com uma estratégia muito mais agressiva e com um potencial maior de vendas devido às suas características, preços e especificações técnicas.
Junto com o anúncio de chegada do sedã elétrico, a Xpeng também tem planos ambiciosos para a expansão de sua rede de revendas no Velho Continente. Por enquanto, a loja padrão "de experiência" foi lançada apenas nos Países Baixos, mas nos próximos meses chegará a outros países da região.
Lançado há pouco tempo na China, o Xpeng P5 mede 4,80 metros de comprimento e possui distância entre-eixos de 2,77 metros. Já o trem de força é composto pelo motor elétrico com 211 cv e 31,5 kgfm de torque que impulsiona o eixo dianteiro. O sedã elétrico acelera de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e atinge a velocidade máxima de 175 km/h - as baterias têm entre 55,9 e 71 kWh, fornecendo autonomia entre 420 e 540 km pelo ciclo WLTP.
O interior é moderno e ostenta boa qualidade de construção. Os destaques ficam por conta das duas telas grandes (12,3" para o quadro de instrumentos e 15" para a central" com o sistema Xmart OS, comandos de voz, condução autônoma nível 2 e pacote completo de assistência ao motorista e segurança.
Os preços oficiais para a Europa ainda não foram divulgados, mas na China ele custa o equivalente a algo entre US$ 24.500 e US$ 34.800, cerca de R$ 123.500 a R$ 175.100 em uma conversão direta. No Velho Continente certamente ficará um pouco mais caro que isso, mas ainda assim promete ser bem competitivo pelo que oferece.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Startup Xpeng entrega 10.000 carros elétricos pelo 2º mês seguido
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Startup chinesa Xpeng celebra 100.000 carros elétricos produzidos
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
XPeng busca local para fábrica na Europa em meio a desafios tarifários
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Xpeng: novos carregadores ultrarrápidos para 200 km de alcance em 3 minutos