A Volvo também acelera a transição energética com a divisão Volvo Trucks, que anunciou duas grandes encomendas de caminhões elétricos nos Estados Unidos para um número que supera as 100 unidades pela primeira vez dos modelos Volvo VNR Electric, em sua versão mais recente significativamente atualizada.

Vale lembrar que este caminhão elétrico Classe 8, na versão topo de linha, está equipado com uma bateria de 565 kWh que tem um alcance de até 275 milhas (442 km).

Galeria: Volvo VNR Electric

Volvo VNR Electric para a WattEV

O primeiro pedido é para 50 unidades do VNR Electric, realizado pela WattEV startup, que pretende oferecer os veículos aos clientes da frota no modelo Truck-as-a-Service (TaaS).

De acordo com o comunicado, a modalidade 'TaaS' fornece aos carregadores e transportadores acesso a caminhões elétricos a bateria Classe 8 a uma taxa por quilômetro, incluindo o carregamento, que está ao mesmo nível do custo total de operação de caminhões a diesel.

Volvo VNR elétrico

Parece ser uma grande oportunidade para uma frota migrar para a mobilidade elétrica, sem ter que encarar altos custos iniciais.

A WattEV diz que também está construindo uma rede pública de pontos de recarga de caminhões elétricos para atender os principais corredores de transporte na Califórnia.

Os primeiros carregadores oferecerão 250 kW, mas a longo prazo, o plano inclui carregadores muito mais potentes com uma potência de 1,2 MW (ainda não há caminhões comerciais prontos para suportar um nível de potência tão alto) e expansão através dos EUA.

Volvo VNR Electric para a Maersk

O segundo pedido, anunciada recentemente, é ainda maior - na verdade, um novo recorde. A Maersk, uma empresa de logística global, encomendou 110 unidades do Volvo VNR Electric (além de 16 veículos encomendados anteriormente para um total de 126) para uso nos Estados Unidos - especificamente na Califórnia.

Os primeiros veículos devem ser entregues no segundo trimestre de 2022, enquanto que a conclusão de todos os 126 caminhões estão programados para o primeiro trimestre de 2023.

"Os caminhões elétricos Classe 8 serão usados na Califórnia para uma variedade de tarefas de transporte, servindo rotas de movimentação portuária e distribuição de depósitos".

A Maersk anunciou este mês que adicionará 300 novos caminhões totalmente elétricos, na maior distribuição de caminhões elétricos pesados da América do Norte até o momento.

De acordo com o comunicado, o lote inicial de caminhões é da classe 8 8TT Gen 3 fabricado pela BYD, que será implantado em parceria com a Einride, que em fevereiro encomendou 200 caminhões elétricos BYD 8TT. 

Agora com os números finalmente chegando a três dígitos, o mercado de caminhões elétricos está finalmente decolando na América do Norte.

No Brasil, a BYD lançou recentemente o caminhão elétrico BTD eT7, que possui autonomia de 230 km com uma cara e proposta urbana.