Alpine, o braço esportivo da Renault (que substituiu a RenaultSport) vai aproveitar a experiência da Fórmula 1 nos seus próximos carros elétricos. A empresa está empenhando todos os seus esforços para garantir que seus futuros modelos da Alpine irão agradem os entusiastas mais exigentes.
Uma das principais áreas de foco é a aerodinâmica, de acordo com o diretor técnico de F1 da Alpine, Matt Harman, que falou com o site Autocar. Ele não disse em qual carro eles já haviam trabalhado (embora a fonte diga que ele estava se referindo à versão quente do renascido e totalmente elétrico Renault 5), mas ele ressaltou que:
O grupo de aerodinâmica A522 da Enstone acaba de concluir um projeto específico para carros de rua Alpine, e já estamos prestes a embarcar em outro.
Estamos ligando esses dois [grupos de] pessoas, tanto em testes físicos quanto em dinâmica de fluidos computacional. É uma colaboração muito boa, e é boa para os especialistas em aerodinâmica, dando-lhes outro ângulo para olhar, refrescando suas mentes. Eles realmente gostam de trabalhar nesses projetos, por isso vamos mantê-los em andamento. Na verdade, provavelmente vamos expandir mais nossa experiência em engenharia para os carros de rua.
Acredita-se que o próximo veículo a entrar em sintonia fina aerodinâmica com a equipe F1 Alpine é um crossover elétrico esportivo a ser lançado em 2025, que deverá ser chamado de Alpine GT X-Over. Com base no único teaser que temos do modelo, ele terá uma carroceria de perfil baixo, parecida com um cupê, e apesar de compartilhar muitos elementos com um modelo equivalente da Renault, será consideravelmente mais potente.
Um carro esportivo A110 totalmente novo e 100% elétrico é o terceiro ponto da estratégia da Alpine e também passará pelo túnel de vento F1 antes de seu projeto ser validado. O novo A110 está sendo co-desenvolvido com a Lotus. A Autocar também cita o CEO da Alpine, Larent Rossi, que disse:
É [sobre] quando você pode liberar eletricidade que você converte em torque instantâneo; quanto tempo você pode fazer isso ao redor de uma pista ou ao longo de uma estrada; quanto da carga da bateria você pode recuperar; e quanto tempo você pode fazer com que ela dure por autonomia. Tudo isso é o mesmo. Nós transferimos [informações sobre] eletricidade de trilha para estrada e de estrada para trilha.
O primeiro destes novos e bastante empolgantes veículos elétricos Alpine é a versão quente do Renault 5, que chegará ao mercado em 2024. A seguir será o GT X-Over, previsto para estrear um ano depois, seguido pelo esportivo A110, cuja data de estreia ainda não foi anunciada.
Na Fórmula 1, a Alpine estreou na competição em 2021 como BWT Alpine F1 Team e terminou a temporada em quinto lugar na classificação do Campeonato de Construtores (abaixo da McLaren-Mercedes e na frente da Honda) de um total de dez equipes. Não tem muita experiência em competição, mas possui conhecimentos aerodinâmicos avançados e inovações que certamente serão aplicadas aos carros de rua.
Fonte: Autocar
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault: os próximos carros elétricos da marca serão supereficientes
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Renault 4 e Renault 5: Veja as semelhanças e diferenças dos novos elétricos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Renault Twingo E-Tech antecipa elétrico estiloso e com o Brasil no radar
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo Renault 4 elétrico resgata história de sucesso atualizada