A cidade de São Francisco, na California, possui atualmente em funcionamento dois serviços de carona por meio de veículos compartilhados autônomos. O Cruise é um deles (o outro é Waymo).
No caso da Cruise, uma subsidiária da GM, foi a primeira a ofertar essa modalidade na cidade da costa oeste, ou seja, seus veículos foram os primeiros a dirigir de forma autônoma pela cidade, sem um motorista à bordo.
E caso você se pergunte o que aconteceria se a polícia desse uma ordem de parada para um veículo Cruise sem motorista, bem, encontramos um vídeo que mostra exatamente essa situação. Há poucos antecedentes sobre o que aconteceu logo antes do usuário do Instagram @b.rad916, mas testemunhas afirmam que a polícia pode ter solicitado a parado do veículo por que o mesmo não estava com os faróis baixos acessos à noite.
O interessante é que depois de ser inicialmente abordado bem antes de um cruzamento, o veículo autônomo optou por dirigir e encontrar um lugar mais seguro para parar, logo após o cruzamento. Os policiais que lidaram com a situação pareciam um pouco perplexos, mas pareciam saber o que estavam procurando.
Por sua vez, a Cruise reconheceu o ocorrido no Twitter, onde anunciou que estava ciente e que a polícia os havia contatado através de um número especial para a aplicação da lei:
Introduzindo mais detalhes: nosso veículo autônomo atendeu ao veículo policial, depois encostou em um local seguro mais próximo para a parada de trânsito, como previsto. Um policial entrou em contato com o pessoal da Cruise e nenhuma declaração foi dada.
Trabalhamos de perto com a SFPD sobre como interagir com nossos veículos, incluindo um número de telefone dedicado para que eles possam ligar em situações como esta.
Vale notar que os veículos autônomos Cruise estão legalmente autorizados a dirigir à noite em São Francisco, portanto, eles acendem seus faróis quando anoitece; as luzes deste veículo em particular não pareciam estar acesas quando ele foi parado pela polícia, então pode ter sido uma falha que os manteve desligados.
Fonte: @b.rad916 / Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
“Google da China”, Baidu já opera seu robotaxi autônomo antes da Tesla
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Tesla apresenta o Robovan, ônibus autônomo para 20 pessoas
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Volvo EX90 está "tecnicamente pronto" para direção autônoma; entenda
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Robotáxi de Google e Waymo se prepara para testes em vias públicas em breve