Durante a apresentação da nova estratégia Racing Green com a qual a Aston Martin pretende se tornar uma das primeiras marcas de super luxo em mobilidade elétrica e sustentável, a empresa britânica confirmou o programa de eletrificação que a levará a oferecer uma gama de veículos Sport/GT e SUVs totalmente eletrificados até 2030.
Para isso, a Aston Martin planeja lançar o Valhalla, o primeiro carro da marca a ser equipado com um conjunto híbrido plug-in, no início de 2024. Em 2025, no entanto, o primeiro modelo de emissão zero deve estrear no mercado, enquanto até 2026 todos os modelos do portfólio estarão disponíveis com uma variante eletrificada.
Embora a Aston Martin ainda não tenha divulgado nenhuma informação oficial sobre qual será o primeiro modelo totalmente elétrico, de acordo com o que foi comunicado pelo CEO Tobias Moers os técnicos da marca inglesa estão realizando o desenvolvimento aplicando o know-how técnico no campo da eletrificação da Mercedes.
A marca da estrela, que já fornece os motores V8 para os modelos da linha atual, teria de fato disponibilizado os componentes elétricos posteriormente calibrados especificamente pelos engenheiros da Aston Martin, e poderia até mesmo compartilhar com a empresa inglesa a plataforma EVA2 na qual o sedã de luxo movido a bateria EQS é produzido.
Os caminhos da Aston Martin para seu primeiro modelo elétrico poderiam ser essencialmente duplos. O primeiro poderia coincidir com a retomada do projeto do sedã Rapide E que, quase pronto para a produção em série, tinha sido cortado. A segunda poderia envolver o desenvolvimento de um SUV, assim como a Lotus fez com o Eletre, ressuscitando a marca Lagonda.
Embora ainda não haja notícias sobre o veículo 100% elétrico de 2025, a Aston Martin tem sido mais generosa com o híbrido: já mostrou várias fotos e lançou algumas informações sobre o hipercarro Valhalla, que combina um Mercedes AMG V8 de duas turbinas com um motor elétrico para uma potência total de 937 cv e torque máximo de 102 kgfm. O conjunto de baterias deve proporcionar um alcance de até 15 km em modo de emissão zero.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Apple CarPlay promete controlar todos os sistemas dos carros
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Aston Martin quer iniciar a produção de carros elétricos a partir de 2025
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Mercedes-AMG fará seu próprio SUV elétrico de alto desempenho
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo Renault 4 ganha teaser; lançamento deve ser no Salão de Paris