O Apple CarPlay está prestes a ficar muito melhor com a ajuda dos próprios fabricantes de automóveis, e a Porsche e a Aston Martin estão na vanguarda das mudanças que estão por vir.

Atualmente, o CarPlay (juntamente com seu rival Android Auto) pode projetar aplicativos e conteúdo na tela central de um carro compatível, mas a partir do próximo ano, o recurso poderá basicamente assumir todas as telas dentro do carro, incluindo o painel de instrumentos.

Fique conectado

Apple CarPlay passa de uma simples multimídia a uma solução multitela completa

O próximo grande lançamento do Apple CarPlay será capaz de projetar imagens em todas as telas de um carro, não apenas na tela sensível ao toque central como é hoje. O sistema também obterá informações dos sensores do carro.

A Porsche divulgou uma imagem de demonstração de como será a próxima geração do CarPlay em seus próximos carros, e é muito mais do que o que está disponível atualmente. A barra de aplicativos usual ainda está presente na tela central, mas o recurso de projeção da Apple também é responsável pelo layout de três mostradores atrás do volante, bem como o conteúdo que aparece na tela do passageiro.

De acordo com a revista Car and Driver, o CarPlay aprimorado será capaz de acessar os sensores do carro para obter informações como temperatura externa, pressão dos pneus, a marcha em que o carro está, a velocidade do motor e muito mais. Dito isso, a Apple está convencida de que os iPhones conectados não armazenam nem rastreiam esses dados provenientes do veículo.

Em outras palavras, o sistema multimídia padrão do carro, juntamente com os medidores digitais, torna-se irrelevante ao conectar um iPhone. As atualizações de GPS já eram coisa do passado graças ao CarPlay, mas essa nova geração trará uma nova experiência de personalização - pense em diferentes temas de cores e layouts que são independentes do carro e armazenados em seu telefone.

Tem dois Porsches? Ótimo! Conecte seu telefone a qualquer um deles e tenha a mesma experiência.

A Aston Martin também apresentou uma demonstração que adianta um cenário semelhante, embora a marca britânica tenha incluído apenas dois  displays em sua apresentação - o painel de instrumentos digital e a tradicional tela sensível ao toque no console central. Dito isso, o CarPlay parece diferente no Aston em comparação com o Porsche, enfatizando as oportunidades de personalização mais uma vez.

Demonstração do novo Apple CarPlay na Porsche

Demonstração do novo Apple CarPlay na Porsche

Demonstração do novo Apple CarPlay na Aston Martin

Demonstração do novo Apple CarPlay na Aston Martin

A fabricante alemã de carros esportivos não informou quais modelos serão os primeiros a se beneficiar do novo e aprimorado Apple CarPlay, mas a Aston Martin revelou que seu mais recente sistema multimídia - que virá no novo DB12 - será compatível com a tecnologia.

Enquanto isso, a General Motors acredita que remover o CarPlay e o Android Auto de seus novos modelos é bom porque reduz as distrações. A experiência de Kevin Williams com o Chevrolet Blazer EV, assim como a de Brett T. Evans, do Motor1.com, diz o contrário.