A Volvo foi a primeira marca a ter uma parceria com o Google para o desenvolvimento de seu sistema multimídia, hoje disponível no XC40, C40 e no XC60 no Brasil. Baseado em um sistema Android que dispensa o smartphone para funções como streaming de músicas e navegação, tem boa funcionalidade, mas uma reclamação sempre existiu.

Usuários de iPhone reclamavam que não era possível a conectividade com o Apple CarPlay, mesmo o sistema do carro fazendo parte dessa função. A Volvo lançou no dia 10 de julho uma nova versão do software dos seus carros, Over-The-Air, onde a principal novidade é a habilitação do Apple CarPlay pela porta USB-C no console central. A compatibilidade do carregador sem fio com o iPhone também foi melhorada.

XC40 v22

Além disso, a V2.2 permitirá a reprodução de vídeos quando estacionado, com apps de vídeos disponíveis no futuro no Google Play. Também melhora alguns parâmetros no sistema de motores, mas não especificado o que, além de agora possuir o Brake Hold, sistema que mantém o carro parado em semáforos, por exemplo. Era algo também ausente nos SUVs e que está em carros mais baratos, por exemplo. 

A Volvo do Brasil foi procurada e confirmou que a atualização está disponível no país, mas gradualmente para os veículos elétricos XC40 e C40 Recharge e também para o SUV XC60 com base Google. Alguns carros já podem a receber, assim como outros a receberão em breve. É gratuita e pode ser feita sem ida ao concessionário, como no restante do mundo.