Fiat mostrou conceito de carro elétrico urbano em 1974; veja fotos
Precursor dos carros elétricos urbanos, Fiat X1/23 tinha baterias de níquel-zinco e 70 km de autonomia
Até alguns anos atrás, a abordagem do setor automotivo à alternativa elétrica era bastante tímida, com pouquíssimos modelos produzidos em massa, mas um número bastante interessante de carros conceituais.
Entre elas também houve uma curiosa proposta da Fiat que, no Turim Motor Show, em 1974, apresentou o X1/23, um carro de dois lugares extremamente compacto com um trem de força 100% elétrico, que precedeu por quinze anos a produção do Panda Elettra, o primeiro carro pequeno movido a bateria da empresa italiana.
Galeria: Fiat X1/23, la city car elettrica del 1974
Um pouco de história
A crise do petróleo dos anos 70 deu um novo empurrão para os fabricantes investirem em pesquisas sobre carros menores e diferentes fontes de energia capazes de substituir os motores tradicionais de combustão em um futuro mais ou menos próximo.
Em 1972 Gian Paolo Boano projetou para o Centro Stile Fiat o conceito de um pequeno carro urbano apresentado no Turim Motor Show naquele ano sob o nome de City Car.
Tinha apenas 2,64 metros de comprimento, 1,51 de largura e 1,34 metros de altura e era um conceito mais formal do que técnico no qual a marca italiana nunca forneceu detalhes sobre o motor, tanto para sugerir que ele não o tinha.
Dois anos depois foi a vez da variante elétrica, renomeada X1/23, que desta vez completou a imagem com uma descrição detalhada do sistema de propulsão.
Design futurista e técnica
As formas coletadas do Fiat X1/23 foram destacadas pela presença de para-choques vistosos e proteções laterais de borracha que retomaram os estudos realizados alguns anos antes sobre os conceitos da série Fiat ESV (Experimental Safety Vehicle), desenvolvida em torno de novos princípios de segurança passiva.
Quanto ao trem de força, na dianteiro do carro foi alojado o motor elétrico de corrente direta de cerca de 13,5 cv, enquanto na traseira, para um melhor equilíbrio de peso, havia uma bateria de níquel-zinco de 70-90 Wh / kg capaz de oferecer um alcance máximo de 70 km.
Ainda sobre o tema novidade, diferentemente da versão não elétrica de 72, o elétrico Fiat X1/23 também foi um dos primeiros carros urbanos a contar com um sistema de ar condicionado a bordo. Isso porque as grandes janelas dianteiras eram fixas e apenas os defletores traseiros contavam, entre outras coisas, com um mecanismo de abertura bastante limitada.
O ancestral da mobilidade elétrica
O nascimento do X1/23 representou uma base útil para a aplicação da propulsão elétrica em vários modelos de produção subsequentes, ainda que limitados, como o já citado Panda Elettra de 1990 seguido nos anos seguintes pelo Cinquecento Elettra e pelo Seicento Elettra até os Fiat 500e dos dias atuais.
A esses carros também são adicionados vários outros protótipos usados para o desenvolvimento de tecnologias de ponta, como o Fiat Downtown de 1993, equipado com dois motores elétricos nos cubos de rodas, ou o Fiat Vanzic e Zicstr, sempre elétricos, mas com um extensor de autonomia.
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