O nome Topolino foi usado pela última vez em um veículo de produção há mais de 60 anos. No entanto, a Fiat tem planos de ressuscitar o lendário nome com um novo mini veículo elétrico. Ele não será projetado do zero, mas sim baseado no micro carro elétrico que já é vendido pela Citroën.

De acordo com as informações do Automotive News, a Fiat lançará sua própria versão do Citroën Ami e o primeiro protótipo do modelo já foi mostrado aos concessionários. Um revendedor que viu o veículo pessoalmente disse à publicação online que ele é um pouco mais refinado que o modelo original da Citroën.

Galeria: Citroën Ami (2020)

Em muitos países europeus, o Ami é classificado como um quadriciclo devido à sua baixa potência e pequeno porte. Uma vantagem é que ele pode ser dirigido por pessoas na faixa 14 aos 16 anos, tornando-o ideal para áreas urbanas. Assim como o Ami, espera-se que o Topolino seja vendido em versões de passageiros e cargas e também pode haver um modelo conversível com teto retrátil. 

Com 2,41 metros de comprimento, o Ami tem espaço para dois adultos e é alimentado por um pequeno motor elétrico com potência máxima de apenas 8 cavalos (6 kilowatts). A velocidade máxima é de 45 quilômetros por hora e o diâmetro de giro é de apenas 7,2 metros. Uma bateria de 5,5 kWh fornece um alcance certificado pelo padrão WLTP de 75 quilômetros com uma única carga.

Espera-se que a versão Fiat deste veículo estreie com as mesmas especificações técnicas, porém, de acordo com a matéria do Automotive News, ele poderia ter uma cabine mais sofisticada. Assim como o Citroën Ami – e o Opel Rocks-e, que é uma versão rebatizada do mesmo veículo – o Topolino será montado na fábrica da Stellantis em Kenitra, Marrocos. Espera-se que a produção desta fábrica aumente para cerca de 35.000 a 40.000 unidades anualmente, uma vez que o Topolino chegue às linhas de montagem em algum momento do próximo ano.