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Mercado de baterias para carros elétricos pode chegar a 6 TWh até 2030

Como referência, o total de aplicação de baterias para veículos eletrificados em 2021 é estimado em cerca de 300 GWh

Electric vehicle battery production at the Mercedes-Benz plant in Kamenz, Germany

Devido ao boom dos carros elétricos, o mercado de baterias de íons de lítio também está em uma fase de rápido crescimento. Espera-se que ambos os mercados se expandam de forma exponencial nesta década, de acordo com uma previsão da Benchmark Mineral Intelligence.

De acordo com o relatório, a capacidade de produção global de baterias de íons de lítio pode crescer para mais de 6 terawatt-hora (ou seja, 6.000 GWh) até 2030. Este valor é baseado nos planejamentos atuais dos fabricantes de baterias.

"Os números incluem a capacidade de bateria existente de cerca de 1 TWh no final de 2021.

Com capacidade para 6 TWh, cerca de 109 milhões de carros elétricos poderiam ser produzidos em todo o mundo, mas desde que todas as unidades sejam colocadas em operação e operem em plena capacidade.

Na realidade, é provável que cerca de 70% das gigafábricas entrem em produção, com uma utilização média da capacidade global de 70%, de acordo com Simon Moores, diretor executivo da Benchmark."

De acordo com uma análise da Adamas Intelligence, o mercado global de baterias deve atingir pouco menos de 286 GWh em 2021, embora isso inclua híbridos plug-in e híbridos convencionais, além de carros elétricos (BEVs) - isso representa um aumento de 113% em relação a 2020.

De um modo geral, o mercado de baterias (em GWh) está crescendo mais rápido do que os números de vendas de carros elétricos à medida que a capacidade média da bateria por veículo aumenta. Além disso, cada vez mais baterias estão sendo produzidas para sistemas de armazenamento estacionários.

Galeria: Rivian - Instalações de tecnologia de bateria

Mas o mercado de baterias de íons de lítio não está apenas crescendo cada vez mais rápido, de acordo com a Benchmark Mineral Intelligence, há também uma forte tendência para a produção local. Dessa forma, os fabricantes querem reduzir os custos de transporte e enfrentar o risco de barreiras comerciais.

Espera-se que o escopo dos projetos na América do Norte e na Europa exceda os projetos na China e na média global, segundo o estudo. A participação da América do Norte na capacidade global de produção de baterias deve aumentar de 6% para 10% até 2026. Na Europa, pode crescer de 7% hoje para 12%. No entanto, a China continuará a responder pela maior parte no futuro.

Uma consequência do forte aumento da produção de baterias é a crescente demanda por matérias-primas como lítio e metais cátodos, como cobalto e níquel – o que também afeta os preços.

De acordo com a previsão, o fornecimento de lítio deve crescer por uma ordem de magnitude para 5 milhões de toneladas de carbonato de lítio equivalente (LCE) para permitir a produção de baterias de 6 TWh.

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