O aumento dos preços das commodities é uma realidade com a qual nos deparamos todos os dias. Os efeitos já estão sendo sentidos em vários itens e, pouco a pouco, estão chegando a pesar até mesmo nas baterias para carros elétricos. Agora, além dos alertas dados nos últimos meses, junta-se o instituto de pesquisa coreano SNE Research.

E os números relatados não são nada reconfortantes, porque falam de aumentos de preços, pela indústria na Coreia, variando de 30% a 40% a mais do que os cerca de 150 dólares por quilowatt-hora em 2021. Quando veremos o impacto dessa onda? Nos próximos 2-3 anos.

Montagem da bateria na unidade de produção de baterias da Volkswagen em Chattanooga, Tennessee

Ninguém está imune

Recentemente, James Oh, vice-presidente executivo da SNE, durante um seminário em Seul, revelou:

"tivemos uma reunião com fabricantes coreanos de células que nos levou a mudar as perspectivas para os preços das baterias usadas em carros elétricos. Eles dizem que, provavelmente, aumentarão em 2024 ou 2025."

As empresas, na verdade, não deram detalhes sobre os números, mas é preciso especificar que, de acordo com suas previsões, chegará a 40%. Do lítio ao níquel, passando ao cobalto e manganês, quase todos os minerais serão os protagonistas dessa fase negativa, que terá efeito em cascata nas células e carros de emissão zero.

Produção de sistemas de baterias Mercedes-Benz EQS

Outros problemas (e soluções)

Mas não acaba aí, porque as coisas podem até piorar para baterias de estado sólido. No mesmo evento, de fato, o vice-presidente da LG Energy Solution, Jay Kim, informou que os custos poderiam aumentar em até 100%.

"As baterias de estado sólido baseadas em eletrólitos de sulfeto – ele explica – são extremamente caras em comparação com outros tipos porque requerem muito lítio. Os preços do eletrólito de sulfeto podem dobrar em dos níveis do ano passado."

Uma vez compreendidos os problemas, quais são as soluções propostas? Oh revelou que as montadoras estão pressionando os parceiros coreanos a produzirem mais células prismáticas do que células de pacotes e a firmar novos contratos de longo prazo.