A Lexus faz parte da Toyota e, assim como sua marca principal, não investiu tanto em veículos elétricos quanto outras montadoras. Atualmente, tem dois modelos elétricos na linha e apenas um deles é 'puro', mas de acordo com uma nova apuração, a marca tem a grande ambição de vender 1 milhão de elétricos por ano até o final da década.
O fabricante criou uma nova divisão chamada Lexus Electrified, e encarregou-a especificamente de criar um plano para que a marca se tornasse 100% elétrica. Isso foi anunciado em 2019, juntamente com uma série de estudos de design que sugeriram uma nova linha de veículos elétricos muito esportivos - o primeiro deles a ser lançado é um sucessor espiritual do Lexus LFA original, antecipado pelo conceito Electrified Sport.
O Automotive News cita Takashi Watanabe, engenheiro-chefe da Lexus Electrified e também ex-engenheiro-chefe por trás do cupê LC, que explicou como a Lexus quer abandonar os carros a gasolina e alguns dos desafios que enfrentou até agora. Ele afirmou o seguinte:
É um desafio extremamente difícil migrar totalmente para elétricos e manter um negócio sustentável. Precisamos reduzir o custo da bateria e inovar todo o processo de fabricação do carro.
Outra dificuldade enfrentada pela Lexus é encontrar um local de produção para seus futuros veículos elétricos - ele inevitavelmente funcionará com a Toyota, e modelos que compartilham elementos serão construídos lado a lado (assim como o novo RZ 450e, que compartilha sua plataforma e-TNGA com o Toyota bZ4x e o Subaru Solterra).
A Lexus também está supostamente considerando construir novas fábricas para seus novos VEs, bem como construí-los nos mesmos locais onde já produz híbridos atualmente. Na segunda opção, a Lexus só precisaria adicionar uma linha separada onde uma grande bateria poderia se casar com o resto do carro, mas seria mais fácil do que converter uma instalação que ainda não constrói algum tipo de veículo eletrificado.
Atualmente, a Lexus produz dois veículos elétricos: o utilitário de tração dianteira UX 300e com uma bateria de 54,3 kWh, mas talvez mais interessante seja o novo RZ 450e. Pode estar relacionado com o Subaru e o Toyota e se basear na mesma bateria de 71,4 kWh, mas é um pouco mais potente, bem como mais elegante do que seus primos de mercado de massa.
Fonte: Automotive News
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