page ad skin

Lexus tem meta de 1 milhão de carros elétricos por ano até 2030

Um milhão de veículos elétricos muito bonitos se realmente forem algo parecido com os conceitos mais recentes da marca

Lexus RZ 450e 2022

A Lexus faz parte da Toyota e, assim como sua marca principal, não investiu tanto em veículos elétricos quanto outras montadoras. Atualmente, tem dois modelos elétricos na linha e apenas um deles é 'puro', mas de acordo com uma nova apuração, a marca tem a grande ambição de vender 1 milhão de elétricos por ano até o final da década.

O fabricante criou uma nova divisão chamada Lexus Electrified, e encarregou-a especificamente de criar um plano para que a marca se tornasse 100% elétrica. Isso foi anunciado em 2019, juntamente com uma série de estudos de design que sugeriram uma nova linha de veículos elétricos muito esportivos - o primeiro deles a ser lançado é um sucessor espiritual do Lexus LFA original, antecipado pelo conceito Electrified Sport. 

Galeria: Lexus RZ 450e 2022 ao vivo

O Automotive News cita Takashi Watanabe, engenheiro-chefe da Lexus Electrified e também ex-engenheiro-chefe por trás do cupê LC, que explicou como a Lexus quer abandonar os carros a gasolina e alguns dos desafios que enfrentou até agora. Ele afirmou o seguinte:

É um desafio extremamente difícil migrar totalmente para elétricos e manter um negócio sustentável. Precisamos reduzir o custo da bateria e inovar todo o processo de fabricação do carro.

Galeria: Hipercarro elétrico Lexus - teasers

Outra dificuldade enfrentada pela Lexus é encontrar um local de produção para seus futuros veículos elétricos - ele inevitavelmente funcionará com a Toyota, e modelos que compartilham elementos serão construídos lado a lado (assim como o novo RZ 450e, que compartilha sua plataforma e-TNGA com o Toyota bZ4x e o Subaru Solterra).

A Lexus também está supostamente considerando construir novas fábricas para seus novos VEs, bem como construí-los nos mesmos locais onde já produz híbridos atualmente. Na segunda opção, a Lexus só precisaria adicionar uma linha separada onde uma grande bateria poderia se casar com o resto do carro, mas seria mais fácil do que converter uma instalação que ainda não constrói algum tipo de veículo eletrificado.

Atualmente, a Lexus produz dois veículos elétricos: o utilitário de tração dianteira UX 300e com uma bateria de 54,3 kWh, mas talvez mais interessante seja o novo RZ 450e. Pode estar relacionado com o Subaru e o Toyota e se basear na mesma bateria de 71,4 kWh, mas é um pouco mais potente, bem como mais elegante do que seus primos de mercado de massa.