A Lexus revelou quase que totalmente o novo RZ 450e há alguns meses, dando-nos uma boa prévia do primeiro veículo elétrico do fabricante construído em uma plataforma dedicada. Ele está mecanicamente relacionado com o Toyota bZ4X e o Subaru Solterra, mas é mais potente do que os dois, que extraem apenas 215 cavalos de potência de seus dois motores elétricos.

O Lexus RZ 450e entrega 230 kW (312 cv) de potência (quase 100 a mais do que os modelos Toyota e Subaru). A Lexus não informou o torque, mas como a potência aumentou, é seguro supor que a torção também ficou mais alto - no bZ4X e Solterra, o torque máximo combinado é de 34,2 kgfm. 

Galeria: Lexus RZ 450e 2022 ao vivo

A bateria que alimenta o RZ 450e é idêntica à dos outros dois modelos, e tem uma capacidade utilizável de 71,4 kWh. A Lexus espera que este SUV elétrico seja capaz de rodar até 362 km com uma carga, o que está na mesma faixa dos outros dois - o Toyota tem uma autonomia reivindicada de 367 km, enquanto o Subaru fica em 357 km, com o Lexus no meio dos dois. 

O visual também não se parece muito com nenhum dos outros modelos. Seu exterior é mais próximo do dos modelos atuais da Lexus, embora as linhas principais ainda sejam bastante semelhante entre os três. Para a parte frontal do RZ, a Lexus optou por não dar uma enorme grade falsa, optando por uma pintura parcial em preto com o elemento se estendendo para a capô - isso confere ao RZ um visual bem distinto.

Lexus RZ 450e 2022

Por dentro, enquanto o Lexus pode parecer muito diferente do Toyota e Subaru, todos os pontos principais estão exatamente no mesmo lugar e no volante (pelo menos o do tipo jugo nos carros com o opcional steer-by-wire). Também parece que seu conjunto de mostradores digitais está no mesmo lugar, o que pode ser um problema para alguns motoristas; se você já dirigiu os mais recentes Peugeot, com seu pequeno volante e mostradores no alto, saberá do que estamos falando...

Outras características exclusivas do RZ são aquecedores posicionados ao nível do joelho na frente, um teto panorâmico configurável (que pode se tornar opaco em um instante) e Direct 4, que é um sistema de tração inteligente exclusivo do modelo Lexus graças ao uso de um sistema de propulsão integrado exclusivo da marca (esta é a razão pela qual é mais potente que o Toyota e o Subaru).

O Lexus RZ 450e chegará às concessionárias norte-americanas no quarto trimestre de 2022, e provavelmente será mais caro que o bZ4X ou o Solterra; o primeiro começa em US$ 42.080. Portanto, este Lexus elétrico pode custar a partir de cerca de US$ 50.000 (R$ 232.900), mas teremos que esperar alguns meses para que as informações oficiais sobre preços sejam reveladas.