Definitivamente as picapes elétricas estão na moda e parece que a Volkswagen não quer ficar de fora desse novo e promissor segmento dentro da mobilidade elétrica. Sabemos que a marca alemã tem grandes planos para o ID. Buzz, a minivan elétrica considerada a reencarnação da Kombi, um modelo que chegará ao primeiros clientes até o fim deste ano.
E falando da Kombi elétrica, as metas da Volkswagen são até ambiciosas. A marca pretende vender cerca de 120.000 unidades por ano no mundo interior, de acordo com o CEO da VW Passenger Cars, Ralf Brandstätter, com os Estados Unidos devendo ser o maior mercado, ao menos num primeiro momento, com vendas estimadas de pouco menos de 100.000 unidades anuais.
Logo após a estreia oficial do ID. Buzz, a Volkswagen também confirmou uma versão campeira VW ID. California baseada na Kombi elétrica, além da versão autônoma destinada ao serviço de compartilhamento de viagens que segue em testes avançados e deve estrear em meados da década. Mas ainda tem mais. Que tal uma picape elétrica ID. Buzz?
O chefe de design do Grupo Volkswagen, Klaus Zyciora, postou a projeção de uma picape de cabine dupla ID. Buzz, descrevendo-a como "uma variação invisível do ID. Buzz.".
Postada em sua conta do Instagram em 27 de abril e na página do Twitter do Grupo Volkswagen para celebrar o Dia Mundial do Design, a renderização oficial aparece com base na versão conceitual do ID. Buzz.
Ainda sobre a projeção, a Volkswagen afirma que "no caminho de uma ideia para a produção, muitos rascunhos de design invisíveis são feitos, como este". Em outras palavras, pode se tratar apenas de uma simples proposta de design e nunca chegar ao mercado. Mas por outro lado a marca não descartou totalmente a possibilidade de uma picape elétrica derivada do ID Buzz, então teremos que esperar um pouco mais para ver as chances reais.
A versão de lançamento do Volkswagen ID. Buzz é equipada com um motor de 204 cv (150 kW) e 31,6 kgfm associado a uma bateria de 77 kWh, suficiente para um alcance de 400 km WLTP. Posteriormente, outras opções de bateria serão adicionadas (uma menor e outra mais capaz), mais níveis de potência, versões com tração integral e até mesmo uma variante alongada.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW ID.Buzz é vendida por R$ 800 mil em importação independente
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Avaliação VW ID.Buzz: A faca, queijo, prato e tudo mais nas mãos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Volkswagen ID.Buzz GTX: versão de 340 cv é a Kombi mais potente da história
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Kombi elétrica de 1972 é avó da VW ID.Buzz e tinha troca até de bateria